O Movimento Marujada e o Boi Bumbá Caprichoso, promovem nesse dia 30 de novembro, às 17h na Banca do Largo, localizada no Lardo de São Sebastião, o lançamento do “O livro da Toada, uma antologia Caprichoso”. Lançado em Parintins, no último dia 31 de outubro, e agora os manauaras poderão comprar a obra na Capital amazonense.
Os organizadores da obra são o conselheiro de arte e historiador Diego Omar da Silveira, e o jornalista e produtor cultural, Roberto Sena. Ao todo foram catalogadas 744 toadas que correspondem as décadas de: 1980, 1990, 2000, 2010 e adição do ano de 1977.
O professor Diego Omar da Silveira afirmou que a ideia é que o livro chegue a cada torcedor apaixonado do Boi Caprichoso e novos projetos serão anunciados em breve. “Esse é só o primeiro passo, vem aí o livro das indumentárias, o livro das alegorias, vem o livro de memórias do Boi Caprichoso. A nação azul e branca tem muito a se orgulhar de mais um ano histórico”, assegurou.
Roberto Sena, por sua vez, explica que quando foi convidado para fazer parte do projeto já catalogava as toadas desde 2005, trabalhamos durante 6 meses e meio com a obra. “ O livro nasceu de uma ideia antiga que tive em meados de 2006, mas que nunca eu concretizara. Durante a pandemia, aceitei o desafio proposto pelo presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, e pelo professor Diego Omar, que assina a obra comigo”.
“Redescobri meu arquivo que vinha alimentando desde o ano de 2005, e me debrucei a pesquisar mais sobre a história literomusical do Boi Bumbá Caprichoso”, completa.
Aldir Blanc
O livro é resultado de um projeto contemplado pelo prêmio Encontro das Artes da Lei Aldir Blanc de apoio a cultura. Um documento que eterniza quatro décadas de história musical do Boi-Bumbá Caprichoso.