O senador Plínio Valério (PSDB-AM) se reuniu hoje (08), com uma equipe de médicos que atuam em municípios do interior executando mutirões de cirurgias de baixa complexidade, com o objetivo de desafogar os hospitais da capital. A ideia do projeto é levantar e tratar várias patologias no interior , antes que se agravem , o que leva a corrida para os hospitais de Manaus, reduzindo o gasto do estado e municípios com os tratamentos de urgência.
Em 2021 Plínio destinou emendas impositivas no valor de R$250 mil para Novo Aripuanã, Beruri e Silves , num total de R$750 mil, para ajudar nos mutirões de cirurgia. As emendas já foram empenhadas e há previsão de pagamento para o próximo mês.
“Os hospitais da capital estão abarrotados de doentes de todo o estado do Amazonas e até do Pará, que vem buscar socorro aqui. Então, eu me preocupo sempre em apoiar projetos de interiorização da saúde, que trate o paciente menos grave lá em sua cidade no começo da doença, para que não se agrave e vire uma urgência nos hospitais da capital. Esses atendimentos também evitam grandes problemas familiares de deslocamento do interior para a capital”, explicou o senador Plínio Valério.
Integrante da equipe que possui anestesistas e médicos cirurgiões, Marcelo Cavalcanti explicou , no encontro com Plínio, que os mutirões evitam problemas sociais de separação das famílias doentes , acaba com as filas cirúrgicas nesses municípios do interior e não inflaciona os serviços de saúde em Manaus.
“As pequenas cirurgias aumentaram se acumularam na pandemia e as filas aumentaram muito . Cirurgias mais simples como vesícula, pedras nos rins , um problema no joelho , os mutirões podem resolver lá na cidade de cada doente”, explicou Marcelo Cavalcanti.