MANAUS – Manaus foi reconhecida como a 11ª melhor cidade para viver e visitar na América Latina em 2025, de acordo com o ranking da The Economist divulgado neste mês. A avaliação considerou critérios como estabilidade, infraestrutura, educação, saúde e riqueza cultural, reafirmando o papel da capital amazonense como destino estratégico no cenário turístico e cultural.
Para o prefeito de Manaus, David Almeida, o reconhecimento é fruto de uma gestão voltada para o desenvolvimento urbano sustentável e que valoriza o turismo.
“Estamos investindo na criação de novos equipamentos turísticos e culturais, como o parque Gigantes da Floresta, que será um marco na valorização da biodiversidade amazônica; a casa de praia Zezinho Corrêa, que ampliou as opções de lazer para manauaras e visitantes com venda de artesanatos e show de artistas locais; e o Píer 355 do mirante Lúcia Almeida, um espaço que integra contemplação e acesso a nossa rica paisagem fluvial. Esses projetos simbolizam nosso compromisso em transformar Manaus em uma referência nacional e internacional em turismo e
qualidade de vida”, afirmou o prefeito.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Jender Lobato, destacou as ações estratégicas para promover Manaus dentro e fora do Brasil. “Estamos trabalhando intensamente para posicionar Manaus como um destino global. Participamos das maiores feiras nacionais como a feira da Associação Brasileira de agências de viagens – Abav; a Feira Internacional de Turismo – Festuris; a Feira de Negócios Turísticos do Mercosul – BNT Mercosul; e a feira da Pesca & Companhia, além da feira internacional de turismo em Londres, a ‘World Travel Market London’, onde estivemos promovendo nossa cultura,
gastronomia e atrativos naturais. Também cabe destacar nossas ações de promoção turística da cidade durante a temporada de cruzeiros, que este ano vai receber 16 navios internacionais, totalizando, aproximadamente 20 mil turistas: isso impulsiona diretamente a economia local e gera novas oportunidades para a população. Nossa cidade é única, e queremos que o mundo conheça esse potencial”, ressaltou o gestor da fundação.
Outro ponto relevante é a promoção da cultura e da gastronomia local, com ações que integram eventos como o Festival “Sou Manaus Passo a Paço”, evento que ganhou projeção internacional na gestão David Almeida, tornando-se o maior do calendário oficial da cidade, além de parcerias para fortalecer o polo
gastronômico da cidade. Esses esforços não apenas atraem visitantes, mas também consolidam a identidade cultural de Manaus como porta de entrada para a Amazônia.
Com um planejamento robusto, incluindo melhorias na mobilidade urbana, renovação do transporte coletivo, ampliação de infraestrutura, investimentos na saúde e segurança, a gestão municipal continua construindo um futuro em que Manaus se destaca como uma das cidades mais atrativas e acolhedoras da América Latina.
…