POLÍTICA – Recursos foram destinados pelo senador para a compra de caminhonetes, 19 barcos com motor rabeta e a construção de uma casa de apoio à saúde que atenderá aldeias em Humaitá e Manicoré.
Em reunião com o líder indígena Ivanildo Tenharim, secretário para os povos indígenas de Humaitá, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) discutiu detalhes da aplicação de sua emenda no valor de R$ 500 mil para a construção da casa de apoio à saúde, que irá beneficiar os povos de quatro aldeias na região de Humaitá e Manicoré. A casa de saúde atenderá as aldeias Jiahui (povo Diarroi), Aldeia Vila Nova (Tenharim), Aldeia Marmelo (Tenharim), em Humaitá, e Aldeia Vilanova (Tenharim), em Manicoré.
“O senador Plínio sempre dá um jeito de atender às nossas necessidades. Somando toda a ajuda para a compra de caminhonetes pick-up, 19 barcos com motor rabeta e agora a casa de saúde, ele já destinou para o meu povo mais de R$ 1 milhão”, agradeceu o líder Ivanildo Tenharim.
Em julho, Plínio acertou com Ivanildo a participação no festival cultural que dura três dias e reúne as aldeias da etnia Tenharim em Humaitá e Manicoré.
“Ele já nos mandou fotos com os barcos carregados de melancias, marmelo e outros produtos que plantam em suas aldeias, levando para vender na cidade. Fico feliz de saber que estamos ajudando na melhoria de vida dessas comunidades indígenas tão carentes de políticas públicas”, disse Plínio Valério.