TECNOLOGIA-
O WhatsApp liberou na última sexta-feira (28), a ferramenta de transcrição de áudio para os usuários do aplicativo no Android e iOS.
Nesta quarta-feira (03), usuários começaram a relatar que já estão recebendo áudios transcritos.
Recentemente, usuários compartilharam no Twitter que a função apareceu de surpresa no aplicativo, porém até agora o mensageiro não oficializou a novidade.
Em testes pelo menos desde fevereiro deste ano, a função de transcrição de áudios do WhatsApp funciona exatamente como o nome sugere.
Uma legenda aparece em uma mensagem de voz no mesmo balão do envio, permitindo que usuários confiram o conteúdo sem precisar reproduzir a mídia.
Segundo o WABetaInfo, site especializado em tecnologias no mundo, antes da utilização, o sistema mostra uma tela de introdução explicando como a tecnologia funciona.
De acordo com o site, a transcrição fica indisponível quando o mensageiro não reconhece nenhuma palavra ou se estiver definido para um idioma diferente, por exemplo.
A ferramenta parece ser útil em vários cenários, como quando a pessoa não gosta de ouvir mensagens de áudio ou está num ambiente barulhento sem entender o que foi falado.
Liberação gradativa
O WhatsApp ainda não se manifestou sobre a novidade, mas é possível que a liberação aconteça de forma gradativa para usuários do app para Android e iOS — Web e Desktop ainda estão de fora.
Legendas nos áudios do app
Na imagem é possível observar que a transcrição é adicionada ao balão da mensagem, facilitando a leitura dos usuários.
Esse recurso é ativado por padrão, mas caso você não queira que as mensagens de voz sejam transcritas por algum motivo, você pode desativá-lo visitando Configurações do WhatsApp > Bate-papo > Transcrição de mensagens de voz.
Observe que esse recurso sempre preserva a criptografia de ponta a ponta, pois o processo de transcrição ocorre localmente no dispositivo do usuário, usando pacotes de idiomas.
Por esse motivo, a capacidade de transcrever mensagens está disponível apenas para alguns usuários em versões mais recentes do iOS, pois usa as APIs mais recentes fornecidas pelo iOS 16.
Isso permite que o aplicativo processe a mensagem de voz localmente no dispositivo do usuário, sem a necessidade de transferir a mensagem para servidores externos.
O recurso de transcrição para anotações de voz também permite que os usuários pesquisem informações específicas na mensagem.
Quando uma nota de voz é transcrita, o texto é indexado, tornando-o pesquisável.
Isso significa que, se um usuário estiver procurando por determinada informação ele pode pesquisar a palavra-chave ou frase relevante usando a barra de pesquisa e a transcrição destacará onde esse texto aparece na mensagem.