SAÚDE- A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da vacina da Chikungunya (IXCHIQ), desenvolvida pelo Instituto Butantan. O imunizante de dose única é destinado à prevenção da doença em pessoas com 18 anos ou mais que estejam em risco elevado de exposição ao vírus.
Em estudos clínicos realizados com adultos e adolescentes, a vacina demonstrou eficácia significativa na indução de anticorpos neutralizantes contra o vírus Chikungunya após a administração de uma única dose.
Para formalizar o registro, a Anvisa e o Instituto Butantan assinaram um termo de Compromisso que estabelece a realização de estudos contínuos sobre a eficácia e segurança da vacina, além de atividades de farmacovigilância ativa, com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre seu perfil de segurança e eficácia.
Internacional
A IXCHIQ já havia sido aprovada por outras autoridades de saúde internacionais, como a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos e a Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency – EMA), para a prevenção da Chikungunya.
O que é Chikungunya?
A Chikungunya é uma arbovirose transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue. O vírus foi introduzido no continente americano em 2013, provocando uma epidemia significativa em diversos países da América Central e no Caribe. No Brasil, a doença foi confirmada no segundo semestre de 2014 nos estados do Amapá e Bahia, e atualmente está presente em todos os estados do país.