O dia 19 de maio de 2022 marcou o início da construção e implantação do espaço multifuncional do Instituto Federal do Amazonas – Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL), onde funcionarão os novos laboratórios do projeto ARANOUÁ. A pedra fundamental da obra foi lançada na manhã de ontem.
Com o orçamento de R$5.455.350,00, a obra recebeu recursos oriundos de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O projeto ARANOUÁ é uma parceria entre o IFAM e a Samsung, por meio da Lei da Informática, e tem como objetivo capacitar professores e pesquisadores nas Áreas Prioritárias Relacionadas à Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), a fim de contribuir com profissionais mais qualificados para o mercado.
Segundo o reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves,a construção do novo espaço é mais uma ferramenta de integração entre o IFAM e a iniciativa privada. “Nesse espaço vamos desenvolver projetos e talentos, disponibilizando para o mundo do trabalho profissionais mais capacitados, e com isso contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região” disse.
Para o coordenador do Projeto ARANOUÁ, professor Jeconias Ferreira, a construção dos laboratórios representa um importante avanço no planejamento do projeto. “Já estamos trabalhando com dedicação e afinco e esperamos, em breve, colher os frutos desse trabalho”, ressaltou.
Durante o lançamento da pedra fundamental, além do reitor do IFAM e do coordenador do projeto, estiveram presentes o diretor do IFAM-CMZL, professor David Washington Freitas de Lima, o representante da Samsung, Paulo Quirino, assim como os diretores dos campi do Instituto Federal na capital e a diretora da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM (FAEPI), Luana Monteiro.