SAÚDE- Esta semana, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) observou uma redução significativa no número de doações de sangue, resultando em um estoque crítico. Diante dessa situação, o órgão está convocando doadores para comparecerem à Fundação e realizarem suas doações.
No dia 12 de terça-feira, o Hemoam recebeu apenas 120 doações, o que representa menos da metade da necessidade diária do hemocentro. Especificamente, as doações dos tipos sanguíneos O+ e O- estão consideravelmente abaixo da meta diária, tendo um impacto significativo nesse déficit.
A redução no comparecimento de doadores e as inaptidões têm sido os principais contribuintes para o estoque crítico. De acordo com o departamento de captação de doadores do Hemoam, muitas pessoas deixam de comparecer devido às doenças sazonais do período, como gripes, COVID-19 e dengue. Dos quase 2 mil comparecimentos registrados este mês, cerca de 35% foram considerados inaptos.
Essa escassez crítica representa uma ameaça ao fornecimento de transfusões tanto na rede pública quanto na privada de saúde, podendo comprometer a realização de procedimentos vitais, como cirurgias e transfusões para pacientes com doenças crônicas, câncer e vítimas de acidentes.
Requisitos – Para se tornar um doador, é necessário estar em boa saúde, ter entre 18 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Se tiver entre 16 e 17 anos, pode doar apenas acompanhado de um responsável ou representante legal.
Além disso, é essencial estar bem alimentado e ter em mãos um documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).
O Hemoam está aberto de segunda a sábado, das 7h às 18h, localizado na avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada.