O senador Plínio Valério (PSDB-AM) comemorou hoje os excelentes resultados do Banco Central com a retomada da confiança após aprovação da lei de sua autoria que conferiu autonomia operacional para a instituição. Com os bons números, foi possível que o BC transferisse R$ 71,7 bilhões para reforçar o caixa do Tesouro Nacional para enfrentar os desafios de retomada da economia pós pico da pandemia.
Entretanto, de acordo com o Departamento de Contabilidade, Orçamento e Execução Financeira do próprio Banco Central, a transferência de R$ 71,7 bilhões feita ao Tesouro em março faz agora parte da operação normal do BC, decorrência do seu novo quadro institucional pautado pela autonomia e pela estabilidade. Como autor da lei, Plínio concorda que os bons resultados do BC constituem uma demonstração da confiança do mercado financeiro, sabidamente sensível e arisco, após a entrada em vigor da autonomia.
“Esse repasse representa um importantíssimo reforço para o orçamento público, no momento em que ainda arca com o elevadíssimo custo social da pandemia da Covid-19 e com seu impacto sobre a arrecadação”, explicou Plínio.
Plínio aproveitou para destacar ainda a importância de outra lei de sua autoria já em vigência, que inclui a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica.