POLÍTICA –
A Amazônia foi usada por Biden nas campanhas de 2020 e 2024 para se alavancar como grande líder ambiental em contraponto a Trump. Em 2020 no debate decisivo prometeu enviar U$20 bilhões, R$116 bilhões na época. No início do governo Lula a promessa caiu para U$500 milhões que não saíram das intenções. No final das contas , com a Amazônia em chamas, Biden da adeus com promessas frustradas é um repasse ínfimo de apenas U$50 milhões para combater queimadas e desmatamento .
Mesmo com essa coleção de promessas não cumpridas, o governo brasileiro se prepara para desembolsar cerca de R$ 5,1 bilhões dos cofres públicos para sediar a COP-30 no próximo ano, em Belém do Pará. Em editorial, o Estadão apontou que será um “vexame anunciado”, pois, mesmo com a maquiagem em andamento, representantes de mais de 150 países verão o grave déficit de saneamento básico daapital paraense, uma das piores do país.
-já imaginaram se esses bilhões fossem investidos em infraestrutura e saneamento no Pará? A COP-30 no Brasil não será diferente. Servirá de troféu político para alguns, como a ministra Marina Silva, enquanto nós pagaremos a conta de mais essa festa bilionária cujas decisões, de novo, serão contra a Amazônia e o Brasil – prevê Plínio.