MUNDO- A crise climática e os desastres naturais tem preocupado a população mundial e estudiosos do mundo. Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), apontou que cinco por centro das cidades do Sudeste do Brasil podem ser engolidas pelo mar em 27 anos.
A análise divulgada nesta terça-feira (28) por um Programa para o Desenvolvimento e agências especializadas da ONU, mostra que parte das cidades de Santos (SP) e do Rio de Janeiro (RJ) estarão submersas até 2050.
O aumento das temperaturas terá um impacto significativo nas inundações costeiras, projetando-se um aumento cinco vezes maior ao longo deste século. Isso resultará na exposição de mais de 70 milhões de pessoas ao risco de expansão das planícies aluviais.
No Rio de Janeiro, o cenário mais desfavorável indica que o nível do mar poderá subir 20 cm até meados do século e 48 cm até 2100. A crise climática pode afetar outras cidades além do Sudeste. Em Belém (PA), as estimativas são de 21,6 cm e 49 cm, respectivamente. Quanto a São Luís (MA) e Fortaleza (CE), a projeção indica um aumento de 50 cm no nível do mar até o final do século.
De acordo com o estudo da ONU e a Climate Impact Lab, A América Latina, o Caribe, o Pacífico e os pequenos estados insulares em desenvolvimento estão na linha de frente, confrontando a possibilidade de sofrerem perdas significativas em termos de terras e infraestrutura essencial devido a inundações permanentes.
Centenas de cidades altamente populosas serão expostas a um maior risco de inundação em nosso atual caminho de emissões de gases.
A pesquisa detalha ainda o aumento em cinco vezes na vulnerabilidade aos danos causados por inundações ao longo das regiões costeiras em todo o mundo.