CULTURA – Neste mês de maio, o 25° Festival Amazonas de Ópera (FAO) recebe transmissão gratuita de quatro óperas no streaming.
Através da plataforma ‘#CulturaEmCasa’, os shows desta sexta-feira (5), e dos dias 7, 24 e 25 de maio estarão disponíveis ao público.
Com acesso gratuito, o intuito é que o Festival Amazonas de Ópera chegue a diversos lugares e seja acessível para a população.
A parceria da plataforma com o Governo do Amazonas é uma oportunidade para divulgar produções do estado pelo Brasil.
Plataforma #CulturaEmCasa
A plataforma é uma iniciativa do Governo de São Paulo, afim de fomentar a agenda cultural gratuita de vídeo sob demanda e streaming do Brasil.
O #CulturaEmCasa foi criado durante a pandemia, chegando a mais de 8,2 milhões de visualizações durante aos seus três anos.
Além disso, conta com cerca de 4,8 milhões de usuários de 5,5 mil cidades e mais de 170 países diferentes.
Segundo Nina Dutra, gestora da plataforma #CulturaEmCasa, o projeto foca em romper as barreiras geográficas culturais no país.
Festival Amazonas de Ópera
O 25º Festival Amazonas de Ópera é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC).
O festival conta com patrocínio master do Bradesco e apoio cultural do Grupo Atem, além da aprovação na Lei de Incentivo à Cultura.
A representante da plataforma conta que transmitir o Festival Amazonas de Ópera já era um interesse antigo.
“O FAO é um dos principais festivais de ópera da América Latina e já despertava nossa atenção desde o início da plataforma. Nós percebemos, desde então, a importância de ter esse marco importante da cultura brasileira disponível no nosso streaming e começamos a trabalhar em estratégias para fazer essa aproximação e agora o Amazonas representa o Norte brasileiro também dentro do nosso streaming”, diz Nina.
A gerente do #CulturaEmCasa ressalta ainda que o Festival pode se tornar uma nova tradição para a plataforma de streaming.
Confira os dias de exibição
5 de maio, 20h, “Anna Bolena”
7 de maio, 19h, “O Contractador dos Diamantes”
24 de maio, 20h, “Piedade”
25 de maio, 20h, “Peter Grimes”
Mais informações podem ser encontrada nas redes sociais @culturadoam, Portal da Cultura e #CulturaEmCasa.