Com o show de Xand Avião fechando em grande estilo a programação que teve início na última sexta-feira, 29, as Feiras da Laranja e da Piscicultura, e a 11ª Marcha Para Jesus, movimentaram, a economia e o turismo do município de Rio Preto da Eva, situado na Região Metropolitana de Manaus, distante 79, da capital, nesse fim de semana.
Todos os shows foram realizados no Balneário Municipal de Rio Preto da Eva, situado na Avenida Governador Conrado Niemeyer, Rodovia AM-010, na margem direita, entre os quilômetros 78 e 79 da cidade.
Para animar o público, foram convidados artistas locais e nacionais que agradaram a todos os gostos, como é o caso de Guto Lima, Nunes Filho, Tom Cleber, Xand Avião, Isaías Saad e David Quinlan.
Um dos pontos altos da programação foi a realização 11ª edição da Marcha Para Jesus, que após ser cancelada ano passado por causa da pandemia da Covid-19, foi retomada esse ano com a participação de um público significativo.
“Hoje contamos com mais de oitenta por cento da população com o esquema vacinal completo, o que nos permitiu realizar os eventos. Somos os maiores produtores de cítricos da região Norte e os segundos maiores produtores de peixe em cativeiro do País. O apoio do governador Wilson Lima foi fundamental para a concretização dessas feiras. A população seguiu à risca as exigências e pelo menos 170 mil pessoas passaram por Rio Preto da Eva durante os três dias de festa”, afirmou o prefeito Anderson Souza à reportagem do programa do André Luiz.
Maior produtor de laranja do Amazonas
O município é o maior produtor de laranja do Amazonas, e abastece 70% do mercado da fruta no estado. Segundo o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Rio Preto da Eva produz 250 milhões de frutos por ano.
“A cultura da laranja é o principal atividade de Rio Preto, seguido da piscicultura. Então, hoje temos mais de 500 produtores de cítricos, e nossa laranja está chegando a Roraima, por nossa superprodução. E estamos com empresas se instalando em nosso município para o beneficiamento do fruto”, ressalta o prefeito.