BRASIL- A enfermeira Moabe Ferreira Carvalho, de 56 anos, viralizou nas redes sociais ao conquistar o primeiro lugar do concurso da Petrobras, o segundo lugar no Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo e a terceira posição no Tribunal de Justiça do estado, por meio de provas realizadas em 2023 na área em que ela atua, a enfermagem. O que mais chamou a atenção das pessoas foi que a profissional tinha apenas duas horas diárias de estudo, além de um trabalho intenso na Prefeitura de Serra.
Segundo Moabe, ela iniciou os estudos com mais de 50 anos, no momento em que decidiu por trocar o início da aposentadoria por novas experiências profissionais. “Quando a gente se aposenta, é natural procurar outras atividades, mas eu faço meu trabalho tão bem. Por que procurar outra coisa?”, indaga a enfermeira.
A enfermeira tem a positiva mentalidade de que idade não é e nunca foi um impedimento. “Quando a gente se aposenta, é natural procurar outras atividades, mas eu faço meu trabalho tão bem. Por que procurar outra coisa?”, questiona Moabe.
Ailandia Regina, gerente do setor de saúde da família da Prefeitura de Serra, determinação é o segredo para o secucesso de Moabe. “Ela estuda das 4 às 6 da manhã. Quando está estudando, ela realmente está compenetrada naquilo. É uma jovem senhora que encara a realidade e enfrenta os problemas”.
De acordo com a enfermeira, outro elemento que ajudou na jornada foi o gosto pelos livros. Moabe também diz que a preocupação por manter o cérebro ativo serviu como motivação. “Tem estudos que mostram que quando o seu cérebro recebe novas informações, há uma diminuição da chance de desenvolver demências como Alzheimer”.