Em reunião com o senador Plínio Valério (PSDB-AM), o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas tranquilizou os amazonenses em relação a garantia de recursos para as obras de recuperação do trecho do meio da BR-319 no ano que vem. Otimista, o ministro também avaliou que, realizadas as audiências públicas exigidas pelo Ministério Público agora em setembro, última etapa do processo, até dezembro o Ibama deverá emitir a licença ambiental, o maior entrave nas últimas décadas para a repavimentação da BR que irá tirar Manaus do isolamento por terra.
“Nós estamos fazendo uma alocação de recursos no projeto de lei de orçamento do ano que vem e a bancada do Amazonas tem sido muito parceira do Governo Federal com relação a alocação de recursos para essa obra que é importante, que é prioritária. Tenho certeza que a aliança do Executivo com o Legislativo nesse caso, e agradeço aqui ao senador Plínio Valério, será fundamental para gente avançar nessa obra”, declarou o ministro Tarcísio Freitas.
Plínio saiu do encontro confiante que , com o empenho de toda a bancada amazonense, de Freitas e do governo federal, na votação do Orçamento Geral da União, no final do ano, os recursos necessários para o início das obras do trecho do meio da BR 319 serão carimbados.
“O Governo Federal é um aliado nosso da Amazônia e toda vez que eu venho conversar com o ministro eu saio com a esperança renovada, por ter certeza de que a BR sai, é uma questão de tempo agora. A gente tem que enfrentar os militantes ambientais, o Ministério Público Federal, mas nada melhor do que a palavra do ministro Tarcísio . Eu vim aqui mais uma vez agradecer essa aliança que a gente tem. E para você que quer a BR-319 , dizer que ela sai sim, sai sim”, disse Plínio Valério após o encontro.
O ministro da Infraestrutura também comentou sobre o cronograma da liberação da licença ambiental pelo Ibama e das obras dos primeiros 52 quilômetros já em execução. Tudo certo para daqui a pouco esse trecho receber o asfalto.
“A gente tem audiência pública em setembro, depois disso tem esse tempo de análise das contribuições e é o que falta para que o IBAMA possa se manifestar em relação à licença. Eu estou otimista para que até o final do ano a gente possa ter licença prévia no trecho do meio da BR-319. Enquanto isso, naqueles 52 quilômetros já estamos iniciando os trabalhos de engenharia. Por enquanto, trabalho de bueiro daqui a pouco vamos começar a terraplanagem para que a gente possa no ano que vem iniciar os primeiros quilômetros de asfalto”, explicou o ministro da Infraestrutura.
Com informações da assessoria de imprensa