Após o encerramento das atividades nos Centros Municipais de Testagem para Covid-19, por volta das 22h da quarta-feira (19), dados consolidados pela Prefeitura de Manaus mostram que juntas, as duas unidades realizaram 7.499 testes ao longo do dia. Do total de exames coletados, 54,5% tiveram resultado positivo, o que significa que 4.094 pessoas foram diagnosticadas com a doença.
No Centro de Testagem instalado no Studio 5, zona Sul da capital, foram processados 4.064 exames, com 54% de resultados positivos. Já no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Oeste, foram feitos 3.435 testes no primeiro dia de atendimento da unidade e, do total, 55% foram positivos para Covid-19.
As unidades encerraram a admissão de usuários às 19h, mas o trabalho de testagem, atendimento médico e dispensação de medicamentos seguiu até por volta das 21h30.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, avalia que o percentual de casos positivos confirma o cenário de expansão da variante Ômicron e acende um alerta para o reforço nas medidas de proteção, incluindo o uso de máscaras, a higienização das mãos, o distanciamento social e, principalmente, a vacinação. “Estamos usando estratégias para garantir assistência a todas as pessoas com suspeita de Covid-19, mas precisamos do compromisso da população na manutenção dos cuidados individuais”, destaca.
Shádia, que é médica, esteve pessoalmente no atendimento a pacientes no Studio 5, para reforçar a equipe de profissionais responsáveis pela consulta após a testagem. Ela cita o déficit de aproximadamente 800 servidores no dia de ontem por conta de licenças por doença.
O atendimento para realização de testes segue nesta quinta-feira, 20/1, nos dois Centros de Testagem, que passam a funcionar das 9h às 17h. Além desses locais, 32 unidades básicas de saúde (UBSs) oferecem o exame, conforme horário indicado na lista de unidades de testagem, disponível no link https://bit.ly/ubscovidmanaus.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) orienta que só dirijam aos locais de testagem as pessoas com sintomas gripais iniciados há, no máximo, sete dias, uma vez que, após esse período, o teste deixa de ser indicado e o paciente deve procurar atendimento médico.