MUNDO- O dire wolf está vivo! E isso é graças a startup de biotecnologia e engenharia genética Colossal Biosciences. Afinal, foi a empresa que conseguiu trazer de volta o lobo-terrível, que estava extinto há mais de dez mil anos.
Os detalhes sobre esse feito científico histórico foram divulgados nesta segunda-feira (7). O lobo-terrível, chamado “dire wolf” em inglês, viveu nas Américas. Além disso, esses lobos eram predadores perigosos cujos fósseis foram encontrados na Venezuela, no Canadá e nos Estados Unidos.
O dire wolf foi retratado na série “Game of Thrones”, da HBO, como mascote da família Stark. A ciência descreve o lobo-terrível como um formidável animal de cerca de 80 quilos, que tinha como presas mastodontes e bisões-antigos.
Entenda como empresa reviveu o ‘dire wolf’, o lobo-terrível, extinto há mais de 10 mil anos
Para reviver o dire wolf, a Colossal Biosciences analisou o DNA preservado em fósseis. A partir disso, decodificou o genoma dos animais e reescreveu o código genético do lobo cinzento. Então, usou cães domésticos como barrigas e mães de aluguel.
O resultado foram três bebês de dire wolf, batizados de Remus, Romulus e Khaleesi. Os dois primeiros já tem seis meses e seus nomes foram escolhidos em alusão a Rômulo e Remo, personagens da mitologia romana que teriam fundado a cidade de Roma e foram alimentados por uma loba.
A última, com três meses, foi nomeada em homenagem à personagem de Emilia Clarke em “Game of Thrones”.
Os fósseis em questão eram dentes com idade de 13 mil anos e um crânio de 72 mil anos. Agora, Romulus, Remus e Khaleesi estão em um centro de preservação da vida selvagem, nos Estados Unidos. Contudo, a localização exata dos lobos-terríveis é mantida em segredo para afastar os curiosos.
“Somos responsáveis por trazer os primeiros animais de volta da extinção”
Por meio de posts em seu perfil nas redes sociais, a Colossal Biosciences compartilha o trabalho de trazer animais de volta da extinção. Vídeos do crescimento dos dire wolves foram compartilhados pela empresa, bem como mais detalhes sobre como foi possível reviver a espécie.