Manaus (AM) – Em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, o 7 de setembro teve um significado a mais para comemorar a Semana da Pátria em Manaus. Após dois anos de pandemia da covid-19, o público lotou as arquibancadas do Sambódromo para assistir ao desfile cívico de militares e colégios militares que se apresentaram no Dia da Independência do país.
O evento iniciou pouco depois das 8h30 da manhã desta quarta-feira (7) e encerrou às 11h. Na solenidade, estavam presentes autoridades das forças de segurança pública, entre eles, o secretário de segurança pública do Amazonas, Carlos Alberto Mansur e o comandante militar da Amazônia, general de Exército Achilles Furlan Neto, que expressou a importância do bicentenário da independência brasileira em relação à Amazônia.
“Nesses 200 anos da Independência do Brasil, há um sentimento que nos remete à época em que outras pessoas, civis e militares, defenderam a Amazônia desde aquela época. E hoje, também há pessoas que estão prontas para defender a Amazônia e honrar o sacrifício de todos aqueles que no passado puderam nos legar uma Amazônia tão bonita, tão poderosa, tão maravilhosa como nós temos. Então, parabéns a todos esses brasileiros pela independência do Brasil”,
enfatizou.
Os colégios da polícia militar de Manaus (CMPM) também desfilaram trazendo à memória a admiração e honra à Semana da Pátria.
A Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Aeronáutica se apresentaram na avenida do Sambódromo e receberam muitos aplausos do público presente. Dois nomes mais lembrados na Semana da Pátria são de Joaquim Gonçalves Ledo e José Bonifácio de Andrada e Silva que lutavam pela independência do país.
O público se emocionou com as apresentações de aeronaves durante o desfile. Joanilson Gomes, levou toda a família para prestigiar o momento cívico e disse estar muito feliz por poder estar no Sambódromo após dois anos da pandemia da covid-19.
“É a minha primeira vez depois de uma pandemia que a gente saiu. Meus filhos estavam doidos para ver os aviões, os helicópteros. Nós estamos aqui desde cedo e é muito importante comemorar esse bicentenário do nosso Brasil”, comenta.
*Com informações da reportagem de Maiara Ribeiro/portal Em Tempo
Leia mais:
Bolsonaro discursa na Esplanada: “Mal não voltará à cena do crime”
Moraes nega pedido para deixar relatoria de inquérito contra Bolsonaro