Manaus (AM) – Durante uma suposta tentativa de assalto, o delegado Aldeney Goes Alves, titular do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), foi morto a tiros ao tentar reagir contra os criminosos. O fato ocorreu na noite desta sexta-feira (28), dentro de uma farmácia, localizada na avenida Senador Lemos com a Doutor Freitas, no bairro da Sacramenta, em Belém (PA).
O crime foi registrado por câmeras de segurança do estabelecimento que mostra toda a ação dos assaltantes. Nas imagens divulgadas nas redes sociais é possível ver o momento em que o delegado realizava o pagamento, quando um criminoso de roupa preta e boné preto, entra e vai até os fundos da drogaria, em seguida ele volta e vai em direção à autoridade que estava no caixa.
Ainda nas imagens é possível notar o momento em que o criminoso tenta puxar um pertence do delegado e ele tenta reagir, porém, outro criminoso de roupa vermelha e boné vermelho, aparece por trás de Aldeney, e inicia os disparos contra a vítima. Após a ação a dupla foge do estabelecimento sem levar nada.
Segundo informações, Aldeney Goes estava passando férias com a família na capital paraense. A esposa do delegado, que também estava na drogaria, socorreu o marido e ainda encontrou o celular que o assaltante deixou cair durante a fuga. O delegado foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sacramenta, porém, ele não resistiu e morreu na unidade de saúde. A Polícia Civil do Pará investiga o caso.
O corpo do delegado da PC-AM, Aldeney Goes Alves, será transladado para Manaus ainda neste sábado (29), com previsão de chegada para às 18h. A autópsia do corpo foi concluída pelo Instituto de Medicina e Odontologia Legal “Renato Chaves” (IMOL).]
Câmeras:
Investigação
Neste sábado (29), dois suspeitos de envolvimento na morte do delegado Aldeney Goes Alves, vítima de disparos de arma de fogo na noite de sexta-feira (28), em Belém, já foram identificados pela Polícia Civil do Pará (PC), que investiga o caso.
A PC também informou, em nota, que testemunhas estão sendo ouvidas e diligências feitas para localizar os responsáveis pelo crime.
Comoção
A morte do delegado Aldeney Goes causou grande comoção nas esferas de segurança e comunicação do estado do Amazonas. Ele era conhecido e querido por ser um homem íntegro e que exercia uma excelente atuação na PC-AM.
Em nota, o delegado-geral Ricardo Leite, e o delegado-geral adjunto Bruno Fraga, manifestou profundo pesar pela morte de Aldeney.
“A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do delegado-geral Ricardo Leite, e do delegado-geral adjunto Bruno Fraga, manifesta profundo pesar pelo falecimento do delegado de polícia Aldeney Goes Alves, vítima de uma ação criminosa ocorrida na noite desta sexta-feira (28/10), em Belém, no Pará.
A PC-AM já está em contato com a Polícia Civil do Pará e encaminhará uma equipe do Amazonas ao estado para atuar na investigação do crime. Além disso, a instituição está prestando toda assistência à família do delegado.
Goes entrou na instituição em 2001 como investigador, e em 2011 foi empossado como delegado de polícia. Ao longo de sua carreira, foi titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), e atualmente era titular do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Neste momento de luto, a PC-AM reconhece os serviços prestados em prol do Amazonas, e se solidariza com amigos e familiares”, diz a nota.
Wilson Lima lamentou a morte
O governador do Amazonas, Wilson Lima, lamentou a morte do delegado Aldeney Goes Alves e apontou que as circunstâncias e motivações do crime já estão sendo investigadas. Com pesar, o Governo do Amazonas informou por meio de nota que entrou em contato com o Governo do Pará e pediu “empenho na resolução do caso”.
“O governador Wilson Lima se solidariza com os familiares e amigos do delegado e em ligação telefônica, com o governador do Pará, Helder Barbalho, pediu empenho na resolução do caso”, .
disse
Wilson lamentou profundamente a morte do delegado Aldeney Goes, assassinado no Pará. “Conversei com o governador Helder Barbalho que me informou que a polícia já está em busca dos suspeitos, e pedi empenho na elucidação do caso. Minha solidariedade à família e aos amigos.”
O Governo do Amazonas informou está prestando toda a assistência à família e uma equipe da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) será enviada à Belém para realizar o traslado do corpo.
O Sindicato dos Delegados de Polícia de Carreira do Estado do Amazonas (Sindepol-AM) também emitiu nota de pesar lamentando a morte do delegado Aldeney.
“O SINDEPOL-AM manifesta profundo pesar pelo falecimento do delegado Aldeney Goes Alves. Neste momeento de perda e dor, nossa entidade de classe presta condolências aos seus familiares e amigos”, aponta a nota.
*Com informações da reportagem de Luana Lima do portal Em Tempo
Leia mais:
Criminosos morrem durante troca de tiros com a polícia no AM
Ex-policial abre fogo e mata 22 crianças e 12 adultos na Tailândia
Polícia prende homem suspeito de estuprar as duas sobrinhas em Anori, interior do Amazonas