MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou nesta quinta-feira (15) que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai realizar um novo concurso público para reforçar o quadro de servidores da rede municipal de ensino. A previsão é que o certame ocorra entre dezembro deste ano e fevereiro de 2026.
Serão oferecidas mil vagas imediatas, além de 500 para cadastro reserva. Os cargos incluem professor, pedagogo, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, técnico administrativo, psicólogo e arquiteto, com foco no fortalecimento da educação básica na capital amazonense.
De acordo com David Almeida, o edital do concurso da Semed será lançado dentro do prazo permitido pela legislação eleitoral, e a expectativa é que o concurso seja realizado até o final de fevereiro de 2026. “Nós temos um prazo que a lei nos faculta e acredito que entre dezembro deste ano e fevereiro do ano que vem, o concurso está sendo realizado. No mais tardar, o concurso será feito no final do mês de fevereiro. Então, nós estamos dando tempo”, declarou David Almeida.
O prefeito destacou ainda os avanços da educação municipal e afirmou que Manaus lidera entre as capitais do Brasil no setor. “Entre as dez cidades do Brasil, Manaus tem a melhor educação. Somos a quinta entre todas as capitais. A nossa meta é erradicar o analfabetismo. Temos uma média de 2,9% somente. Diminuímos a quantidade de analfabetismo que tínhamos na rede em 2021. A meta em 2025 é zerar o analfabetismo na rede municipal”, completou.