POLÍTICA-Nesta terça-feira (31), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, que investiga atividades organizações não governamentais que atuam na Região Amazônica, vai ouvir o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires.
Segundo as apurações que a CPI tem feito, agentes da ICMBio estariam violando direitos de moradores da reserva Chico Mendes.
O presidente da CPI das ONGs, senador Plínio Valério (PSDB-AM) ressalta a representação das denúncias de abuso de poder, maus tratos, agressões por parte dos agentes da ICMBio.
“sequência de crimes que começam por descumprimento de determinações constitucionais, como o direito à educação, à proibição de tratamento desumano ou degradante, à inviolabilidade de domicílio, ao exercício do direito ao trabalho e à liberdade de locomoção”.
Durante as queimadas no mês de outubro, equipes do Instituto Chico Mendes e do Ibama auxiliaram no combate aos incêndios florestais que afetaram o Amazonas.