Manaus (AM) – A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (FUHAM) acaba de concluir a primeira fase do projeto Ação para Eliminação da Hanseníase (Apeli) em 11 municípios do Amazonas.
O principal objetivo da ação, realizada com uma emenda no valor de R$ 400 mil destinada pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM), foi trabalhar in loco nos bairros, comunidades indígenas, comunidades rurais e postos de saúde para identificar os casos hanseníase no estado, que já ocupou a primeira colocação do País com mais casos da doença.
Segundo a Fuham, apesar de hoje figurar o 16º lugar nesse ranking, a doença continua sendo um problema de saúde pública em alguns municípios.
“Parabenizo toda a equipe de profissionais que participaram das atividades de busca ativa e enfrentamento à hanseníase no Amazonas. Fico feliz de ver o resultado das nossas emendas chegando na ponta, nas comunidades indígenas, rurais e ribeirinhas. A instituição pode contar sempre com o apoio do meu mandato no Senado”, destacou Plínio Valério.
Locais
As ações foram realizadas em Autazes, Careiro Castanho, Novo Aripuanã, Lábrea, São Gabriel da Cachoeira, Itacoatiara, Caapiranga, Rio Preto da Eva, Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Tabatinga. Um relatório encaminhado ao gabinete do senador Plínio detalha que as atividades de campo foram realizadas em 271 locais: 33 aldeias indígenas, 50 comunidades rurais, 147 escolas, 35 Unidades Básicas de Saúde, entre outros locais.
Durante toda o trabalho foram realizados 31 mil exames dermatológicos e 4.512 consultas. No total, foram realizados 43.620 procedimentos entre exames dermatológicos, consultas médicas, exames laboratoriais e preventivos, consultas farmacêuticas, entre outros.
Na busca ativa do projeto Apeli foram detectados 150 novos casos de hanseníase no Amazonas. Durante a ação, foram disponibilizados medicamentos para os casos de hanseníase, além de remédios para outras dermatoses que foram identificadas. Mais de 2 mil profissionais participaram das ações, que também incluíram atividades educativas e atendimentos preventivos de infecções sexualmente transmissíveis.
Segundo o diretor da Fuham, doutor Ronaldo Derzy, o projeto foi realizado com o objetivo de retomar e ampliar a busca ativa dos casos de hanseníase, levando também saúde em dermatologia para a população nos municípios do interior amazonense.
“Pudemos detectar 150 casos, o que é um recorde para a história da FUHAM. O que é importante ser destacado é que o projeto não poderia ser realizado sem a substancial ajuda e compreensão da dinâmica desse processo por parte do senador Plínio Valério que desde o primeiro momento abriu as portas do gabinete, visitou a Fundação e destinou duas emendas para que a Fuham pudesse realizar as ações”, disse o diretor, destacando também o empenho do senador em “compreender a lógica de fazer saúde em uma região de difícil acesso, que é a região amazônica”. Até o fim do ano serão realizadas ações em Iranduba, Maraã e Uarini.
Prontuários
Com R$ 925 mil de recursos destinados pelo senador Plínio Valério, a FUHAM concluiu o projeto de digitalização dos prontuários de saúde dos pacientes da instituição, um acervo de mais de 360 mil documentos de pacientes e que conta a história do enfrentamento à doença no Amazonas.
Veja vídeo:
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Atalaia do Norte recebe UBS fluvial com recursos destinados pelo senador Plínio Valério
Aprovado relatório do Senador Plínio Valério ao projeto que cria escritório da OCDE no Brasil
Senado aprova relatório de Plínio Valério à MP que taxa bancos para reequilibrar as contas públicas