Manaus (AM) – O primeiro dia de 2023 contará com dois eventos importantes na capital amazonense. Um deles é a posse do governador reeleito Wilson Lima (União Brasil) e seu vice Tadeu de Souza (Avante). Também acontecerá a cerimônia de posse do presidente e da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus.
A cerimônia de posse do governador Wilson Lima e do vice Tadeu de Souza vai acontecer no Teatro Amazonas, às 17h. O governador foi reeleito com 1.039.192 votos (56,65%) de votos contra seu o senador Eduardo Braga (MDB) que obteve 795.098 votos, no dia 30 de outubro.
“Mais uma vez o povo venceu. O povo foi às urnas e mais uma vez o povo derrotou a velha política. Nós estamos corrigindo um atraso de 40 anos no Amazonas. O povo decidiu que não quer mais a arrogância, a prepotência. O que aconteceu hoje é a certeza de que o povo do Amazonas não quer mais olhar para trás. É a certeza de que o povo vai continuar olhando para frente”, declarou o governador após o resultado da vitória.
Wilson Lima vai seguir com o segundo mandato consecutivo no próximo ano. Ele venceu a eleição para Governo do Amazonas em 2018 com 1,033 milhão de votos.
Posse da Mesa Diretora
Já a cerimônia de posse da Mesa Diretora da CMM está marcada para acontecer às 14 horas no Plenário da Casa Legislativa, localizada no bairro Santo Antônio, na avenida Padre Agostinho Caballero.
Serão empossados na cerimônia o presidente eleito Caio André (PSC), e os componentes da Mesa Diretora integrada pela 1ª vice-presidente Yomara Lins (PRTB), o 2º vice-presidente Everton Assis (União Brasil), e o 3º vice-presidente Lessandro Breval (Avante).
Também integram a mesa o secretário-geral João Carlos (Republicanos), a 1ª secretaria Glória Carrate (PL), o 2º secretário Jaildo Oliveira (PCdoB), e o 3º secretário Ivo Neto (Patriota).O vereador Carpê Andrade (Republicanos) ocupa o cargo ouvidor e o vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB) é o corregedor.
A eleição para a presidência da Casa Legislativa e da Mesa Diretora ocorreu no dia 5 de dezembro, sendo marcada pela votação apertada entre Caio André e o vereador Elan Alencar (Pros). Caio André obteve 22 votos, enquanto que seu adversário conseguiu 19 votos.
*Com informações da assessoria