SAÚDE- A cardiologista da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Giselle Bezerra, esclarece as consequências do tabagismo no coração e em outras doenças cardiovasculares.
A divulgação visa conscientizar a sociedade sobre os malefícios do consumo do tabaco, todo dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco.
A médica explica que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo.
“O cigarro além de causar câncer, principalmente, de pulmão, também afeta o coração. Sabe-se que o cigarro tem mais de 4.700 substâncias tóxicas, entre elas a nicotina que, além de gerar dependência, acelera os batimentos cardíacos, aumentando os riscos de morte súbita”, esclarece Giselle.
O tabagismo é um dos principais fatores de risco de doenças cardiovasculares e causa danos significativos ao coração e aos vasos sanguíneos.
Evitar fumo
Para destacar o malefício da prática, a especialista em cardiologia fornece orientações para evitar o vício do fumo.
“Manter bons hábitos como praticar atividades físicas regulares, ter uma alimentação saudável. Ter uma boa qualidade de sono, buscar momentos de lazer dentro de sua realidade e ficar longe de tudo que possa causar vícios como; bebidas alcoólicas em excesso, cigarro, drogas, etc.”, destaca.
Além de ser totalmente prejudicial à saúde, o tabagismo tem uma ampla gama de possíveis doença que ele pode causar, como doenças respiratórias, câncer de pulmão, laringe, esôfago entre outros.
O consumo do produto pode causar também vários problemas respiratórios.