O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou no domingo (18/9) que as primeiras doses da vacina contra a monkeypox, doença conhecida como varíola dos macacos, devem chegar ao Brasil ainda em setembro.
Segundo Queiroga, as primeiras 50 mil unidades do imunizante serão enviadas ao país “ainda na segunda quinzena de setembro”. Inicialmente, a imunização vai ser feita em profissionais da saúde e pessoas que tiveram contato com pacientes infectados com a doença.
O laboratório dinamarquês Bavarian Nordic deve fornecer as doses após negociação com o governo federal e intermediação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). “Estudos já mostram que uma dose dessa pode ser fracionada em cinco doses. Então nós podemos beneficiar um número maior de pessoas. A princípio são aqueles que têm contato com o material contaminado”, destacou Queiroga.
Na entrevista, o ministro da Saúde ainda lembrou que “a doença é mais prevalente em homens que fazem sexo com outros homens, mas qualquer pessoa que teve contato pele com pele ou mucosa com mucosa com alguém infectado pode adquirir [o vírus]”.
O Brasil já notificou 6.869 casos confirmados da doença e 5.747 suspeitas, conforme atualização de sábado (17/9) do registro do Ministério da Saúde. A vacinação contra a monkeypox começou na Europa e América do Norte.
*Com informações do ‘Metrópoles’
Leia mais:
Paciente de Parintins com Varíola dos Macacos morre neste sábado (27)
Varíola dos macacos sobrevive em superfícies por até 30 dias, diz estudo nos EUA