Como foi amplamente divulgado em todos os jornais nos últimos dias, a ciência brasileira sofreu mais um ataque covarde do Ministro Paulo Guedes .
O PLN 16/2021 liberaria 690 milhões à ciência nacional, sendo 35 milhões para a Política Nuclear, (CNEN/MCTI) e 655 milhões do FNDCT para apoio a programas, bolsas e projetos de pesquisa, como a chamada universal do CNPq, o desenvolvimento em áreas estratégicas e cooperativos entre universidades, centros de pesquisa e o setor produtivo. A estratégia era dar reforço à ciência brasileira já debilitada, especialmente nesse momento de pandemia.
Na calada da noite da última quarta-feira, 06/10, o Ministro Paulo Guedes encaminhou um ofício à Comissão Mista do Orçamento, remanejando os recursos orçamentários, inicialmente disponibilizados ao FNDCT, para outros ministérios que não têm a mesma necessidade que a ciência brasileira.
Lamentavelmente, não nos restam opções a não ser correr contra o tempo e preparar um novo PLN para corrigir mais essa atrocidade cometida pelo ME contra a ciência e a inovação.
Entidades da comunidade científica e da indústria, contem comigo. Vamos juntos em mais esta batalha pela ciência brasileira.
Ministro Marcos Pontes, parabéns pela coragem e dedicação na defesa da ciência e inovação, mesmo enfrentando tantas adversidades e ignorância. Não esmoreça! Estamos do seu lado.
*Com informações da assessoria de imprensa