Brasília (DF) – O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (29), a MP 1132/2022 que aumenta para 45% a margem do crédito consignado para servidores públicos federais. A MP foi relatada pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM) e agora seguirá para a sanção presidencial.
“Um aumento moderado da margem para obter recursos na linha de crédito consignado é vantajoso por ser a opção que representa menores riscos para as instituições financeiras e que menos onera os devedores. Essas baixas taxas de juros decorrem da baixa probabilidade de inadimplência do crédito consignado”, afirmou o senador amazonense.
O texto original encaminhado pelo Executivo estabelecia aumento para 40% da margem do crédito, o que foi ampliado pela Câmara dos Deputados. Dos 45% de margem, 5% ficarão reservados exclusivamente para amortização de despesas ou saques de cartão de crédito e outros 5% para o cartão consignado.
Antes, o limite era de 35%, sendo 30% para empréstimos com desconto em folha e 5% para o cartão de crédito. O empréstimo consignado é descontado automaticamente na folha de pagamento.
“Há muitas pessoas que acham que é um risco aumentar de 35% para 45% o poder de empréstimo consignado, e eu creio que não. Cada um terá de chamar para si a responsabilidade. Agora, podendo fazer o empréstimo consignado, é mil vezes melhor do que recorrer a outros bancos particulares”, afirmou o senador após a leitura do relatório.
*Com informações da assessoria