Manaus (AM) – Um motorista, identificado como Hugor Medeiros de Andrade, de 34 anos, tentou atropelar manifestantes que estavam protestando na frente do Comando Militar da Amazônia (CMA), no Santo Agostinho, Zona Oeste da capital amazonense, na madrugada desta segunda-feira (21/11). A ameaça foi registrada por Câmeras de segurança, o que facilitou o trabalho da polícia para identificar o suspeito. Durante o crime, um homem de 33 anos teve a perna lesionada.
Nas imagens, os manifestantes estão atrás dos cones que separam o fluxo de veículos do protesto, momento em que o homem invade a o local, arrastando vários cones, deixando manifestantes em pânico e, por muito pouco, não houve atropelamento.
Apesar de não ter consumado o crime, apenas ameaçando os manifestantes, o homem vai responder por tentativa de homicídio. O caso foi registrado no 19º Distrito Integrado de Polícia.
Álcool
Apesar de não ter consumado o crime, o homem vai responder por tentativa de homicídio. O caso foi registrado no 19º Distrito Integrado de Polícia, que se manifestou por meio de nota:
“Conforme o Boletim de Ocorrência (BO), registrado no 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), à meia-noite desta segunda-feira (21/11), Hugor Medeiros de Andrade, 34, foi apresentado na unidade policial por condução de veículo sob influência de álcool, falta de habilitação para condução de veículo e ameaça.
Ainda conforme o registro, o homem estava dirigindo na avenida Coronel Teixeira, bairro Ponta Negra, zona oeste, e tentou atropelar alguns manifestantes, lesionando a perna direita de um homem de 33 anos.
O homem recebeu voz de prisão pelos crimes citados e será encaminhado a Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde permanecerá à disposição da Justiça”, afirmou a Polícia Civil do Amazonas.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública também se manifestou por nota e afirmou que “De imediato, as equipes de fiscalização do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) identificaram a placa do veículo.
Posteriormente, na mesma noite, as equipes da Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop), da SSP-AM, em conjunto com o Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), intensificaram as buscas para localizar o motorista.
O homem foi preso em um condomínio no bairro Ponta Negra, sendo submetido ao teste de alcoolemia, onde foi constatado teor de 0,74mg, configurando crime de trânsito” diz o documento e também confirma que o “condutor do veículo foi apresentado no 19° Distrito Integrado de Polícia para os procedimentos cabíveis. O caso é investigado pela Polícia Civil do Amazonas”, finalizou.
Lentidão
Trafegar pela avenida Coronel Teixeira, nas proximidades do CMA, também tem se tornado mais desgastante para os motoristas que não participam da manifestação. Sobretudo, nos horários de maior fluxo de veículos. Nas primeiras horas da manhã, o trânsito torna-se muito lento.
“Tenho que sair de casa e, quando a gente passar por aqui, tipo umas 8h, a coisa já não está fácil e moro bem distante. sou obrigada a vir por este local, todos os dias e, de uns dias para cá, ou acordo bem mais cedo, ou chego super atrasada”, disse Cristina do Carmo, 42 anos, gerente comercial.
Outro que reclama é o motorista de aplicativo Wallace Lara, 37 anos, que encontra insatisfação dos passageiros, quando chega nas proximidades. “Até o momento, todo mundo que venho pegar por aqui só reclama que isso está deixando é o trânsito mais lento. Cara, já deu! Aceitem que dói menos. Ou esse pessoal, a maioria não trabalha, ou só podem ser todos ricos”, desabafa.
Tatiana da Silva, 19 anos, é estudante do ensino médio no bairro Santo Agostinho. Todos os dias, ela disse que o ônibus demora demais para chegar na parada e atribui a lentidão do trânsito, intensificada pelo protesto, a demora do coletivo.
“Vão buscar o que fazer! Vão varrer um quintal. Atrasando aí a vida de todo mundo, ao invés de se conformarem. Eu não votei no Lula, nem por isso, fiz escândalo, nem botei penico na cabeça e saí gritando com raiva. Chego na aula atrasada todo dia agora. Eles estão no direito deles, mas, francamente, hein”, declara.
Veja vídeo:
*Com informações da reportagem de Carlos Araújo/Em Tempo
Leia mais:
Presidente pede que manifestantes desobstruam as rodovias em todo país
Motorista não tem dó e passa carro por cima de manifestantes em São Paulo
Ministérios Públicos relatam financiamento privado em manifestações