Uma adolescente de 14 anos foi diagnosticada com urticária aquagênica após ficar com a pele muito vermelha e desmaiar várias vezes ao sair do banho. A norte-americana Sadie Tessmer disse que tem sintomas da doença há quatro meses.
“Sempre tenho uma reação quando tomo banho, lavo as mãos, ou até mesmo quando choro ou suo. Dói tanto que começo a chorar e isso piora porque sou alérgica às minhas próprias lágrimas, o que me estressa”, explica.
A condição foi notada pela primeira vez depois que Tessmer saiu do banho um dia. Sua mãe, que assumiu que sua filha fez a água muito quente, brincou que ela devia ser alérgica a tomar banho.
A condição rara afeta cerca de 50 a 100 pessoas no mundo. Tessmer afirmou que começou a reagir mal à água em meados de 2021 e que levou quase um ano inteiro para obter um diagnóstico adequado.
“Às vezes, parece que alguém está derramando gasolina no meu corpo e me incendiando, é horrível. Tento evitar água no rosto ou no pescoço porque não quero entrar em choque anafilático. Eu tenho EpiPens (adrenalina auto injetável), mas é aterrorizante”, continua.
A adolescente disse que “não parecia real” que alguém pudesse ser alérgico à água. “Se alguém me dissesse que sim, eu pensaria que estava mentindo”, disse ela.
IMPACTO NA VIDA
Tessmer disse que a doença teve um impacto profundo em sua saúde mental e em seus amigos. “Eu estava preocupada com as coisas que poderia fazer na minha vida, coisas como minha carreira e até a escola”.
*Com informações do ‘Meio Norte’
Leia mais:
Vídeo: mulher é contratada para cantar no casamento do ex com amante e resolve se vingar
Vídeo: ‘Homem-Aranha’ separa briga de mulheres e viraliza na web
Vídeo: Cachorro travesso ‘rouba’ marmita e foge sorrateiramente de entregador