POLÍTICA-Em uma reunião com 21 empresários, diretores e o presidente do Clube dos Diretores Lojistas (CDL) de Manaus, além de vereadores e representantes da Federação das Indústrias, houve um clamor geral para que o senador Plínio Valério (PSDB-AM), interceda junto ao governo federal para que seja derrubado o veto da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, á recuperação da BR-319, única alternativa á crise hídrica para escoamento dos produtos para o resto do País. Os empresários, liderados pelo presidente da CDL Ralph Assayag, perguntaram ao senador Plínio o que poderia ser feito pela BR-319 e ele foi taxativo:
_ Politicamente só vejo uma saída: a Marina sair . Por mais que a gente converse e explique que ainda estamos contando os mortos da Covid porque o oxigênio não chegou a tempo, eles não estão nem aí _ declarou Plínio, que vem criticando duramente a ministra pelo veto a BR
O empresário Francisco Zumaeta Rodrigues, da Importadora Barcelona denunciou que a falta da estrada provoca uma perda de 10 a 15 dias para o transporte de produtos para outros centros.
_ Tem a discriminação contra os negros, contra as mulheres, mas cercear a liberdade de ir e vir a quatro milhões de pessoas é a pior discriminação que existe _ protestou Francisco Zumaeta Rodrigues.
Os empresários elogiaram o desempenho da CPI das ONGs, presidida por Plínio e também pediram que o senador articule com a bancada junto ao governo estadual a criação de um plano de desenvolvimento de longo prazo que tire a dependência da Zona Franca de Manaus. Ralph Assayag parabenizou a atuação parlamentar de Plínio, que agradeceu o apoio da Rede Amazônica na cobertura da CPI das ONGs. Os empresários parabenizaram Plínio pela autoria do projeto de autonomia do Banco Central e disseram que ele salvou a economia do País.
_ O que eu recebo de video do senhor dizendo tudo que a gente realmente gostaria de falar, de dizer , pelo menos está sendo dito pelo senhor , sua voz está chegando em lugares que o senhor nem pode conhecer . Viemos aqui para lhe dizer: parabéns pelo seu trabalho, é bom que a gente tenha alguém do Amazonas do seu nível, colocando da forma que o senhor vem falando, para que a gente se sinta pelo menos brasileiro pela sua voz falando o que realmente é o nosso sentimento. O senhor é a nossa voz _ disse Ralph Assayag.
_ Meu mandato devo a vocês. É a missão que me foi dada, falar pelo Amazonas sempre e pela República também . Eu represento vocês aqui. Faço o que a sociedade me pede _ agradeceu o senador Plínio Valério.