Por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), a Prefeitura de Manaus deu início na quinta-feira (27), às obras de reforma e ampliação do escritório de assistência técnica e extensão rural, que vai funcionar no Projeto de Assentamento (PA) Tarumã-Mirim, no ramal do Pau-Rosa, polo 8, zona rural da cidade.
O PA Tarumã-Mirim abriga mais de 20 comunidades rurais que vivem da agricultura familiar, e o escritório de assistência técnica e extensão rural está fechado há mais de 10 anos naquela comunidade. De acordo com a diretora do Departamento de Agricultura e Abastecimento (DAA) da Semacc, Meyb Seixas, o prefeito David Almeida e o secretário da pasta, Renato Júnior, fazem um resgate importante e necessário desse projeto, abandonado por tanto tempo.
“É de total interesse do poder público municipal que esse escritório volte a funcionar, para a gente ter esse ponto de apoio, trazer nossos técnicos para dar o suporte que os produtores rurais precisam. Essa é uma promessa que está sendo cumprida, para melhorar a vida dos produtores rurais e tornar essa região, de tamanho potencial, uma referência em termos de produtividade para o município”, afirmou a diretora.
Uma parceria firmada com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam), durante o lançamento do Plano Safra Manaus, no ano passado, vai permitir que técnicos do instituto e os da Semacc ofereçam assistência técnica e de extensão rural a mais de 20 comunidades que integram o polo 8. A reforma e ampliação da estrutura vão possibilitar a realização de vários serviços.
“Vamos oferecer serviço de assistência técnica a partir da horticultura, fruticultura, preparo de solo, adubação, cuidados com o plantio e colheita, tratos culturais e vários outros serviços”, explicou o técnico agrícola da Semacc, Edson Seixas.
Além do atendimento dos produtores do polo 8 da agricultura familiar, a localização estratégica do escritório vai permitir também o atendimento de parte de produtores do polo 9, como os da comunidade Nossa Senhora de Fátima e entorno. A assessoria, que vai reforçar a economia rural da cidade e dar mais qualidade de vida para os produtores dessas áreas, será efetiva para quem produz frutos, hortaliças ou cria animais, como aves e peixes.
“A gente sabe que essa área do PA Tarumã-Mirim é enorme, têm mais de 20 comunidades aqui dentro, algumas comunidades chegam a ter até 100 famílias, é bem extensa, então a gente precisa do escritório, para que os produtores possam ter aqui, um ponto de apoio, não só com a assistência técnica, mas, com orientação e despachos sobre documentações, também. Os produtores desses polos precisam do olhar atencioso do poder público para tornar isso aqui em áreas realmente com grande poder de produzir alimentos de qualidade para a população manauara”, reforçou a diretora do DAA, Meyb Seixas.
A reforma do escritório contempla correções em toda a estrutura física do prédio, instalações elétricas e hidráulicas, forro, pintura, instalação de grades para o reforço da segurança, além da construção de rampas de acesso e de um depósito.