Nesta sexta-feira (14), o prefeito de Manaus, David Almeida, enfatizou a importância da população manauara buscar os postos de vacinação para completar o ciclo vacinal contra a Covid-19 e não desacreditar na ciência em detrimento de preferências políticas ou orientação religiosa.
“Em matéria de saúde, ouça o seu médico e a ciência. Não ouça o seu líder religioso, nem a sua preferência política. Cuide da sua família, da sua saúde e procure um centro de atendimento de atenção básica da Prefeitura de Manaus ou do governo do Estado. A vacina salva vidas”, afirmou Almeida, na coletiva realizada nesta manhã de sexta, no Centro Municipal de Testagem para Covid-19, no Studio 5.
David Almeida informou que 78% das pessoas internadas com Covid-19 nos hospitais da capital não completaram o seu ciclo vacinal. Por causa dessa demanda, a gestão municipal abriu mais de 50 pontos de vacinação, incluindo supermercados e shoppings. Esses espaços contam com uma equipe completa de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que já realiza todo o atendimento inicial contra a doença.
“Nós temos uma rede de proteção muito grande, o escudo chamado vacina. Que todos possam procurar um posto de vacinação, para que possamos estar protegidos neste momento tão importante. Hoje, dia 14, é muito diferente do que nós vivemos nesse mesmo período, no ano passado. Com o avanço da vacinação, temos uma realidade diferente, inclusive as nossas Unidades Básicas de Saúde estão prontas com a dispensação de medicamentos. As pessoas que testam positivo já recebem toda a medicação prescrita pelo médico”, explicou o prefeito.
Contratação de profissionais
Devido o aumento na notificação de novos casos de Covid-19 em Manaus, David Almeida informou que, na próxima semana, a prefeitura irá contratar mais 500 profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e outros, para que novos postos de atendimentos sejam disponibilizados, além da substituição de profissionais que estão de licença por terem sido contaminados pelo novo coronavírus.
“Do final de dezembro até agora, 1.505 servidores pediram afastamentos porque testaram positivo para a Covid-19. Devido a isso, o nosso grande problema é a questão da mão de obra. Os casos explodiram e vamos contratar profissionais para trabalharem nos nossos centros de vacinação e testagem”, informou.
Vacinação infantil e testagem
Previstas para desembarcarem no Amazonas ainda nesta sexta-feira, 14, as doses de vacina ao público infantil serão disponibilizadas à população de Manaus na próxima segunda-feira, 17/1, em quatros pontos da capital.
São eles: Parque Cidade da Criança, localizado na avenida André Araújo, Aleixo, zona Sul; Shopping Via Norte, na avenida Arquiteto José Henrique Rodrigues, Monte das Oliveiras, zona Norte; Clube do Trabalhador Sesi, na alameda Cosme Ferreira, Coroado, zona Leste; e Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, avenida Brasil, Santo Antônio, zona Oeste.
Além disso, também na segunda-feira, o Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, Flores, zona Centro-Oeste, será transformado em um novo posto de testagem.
Carnaval
Ao ser questionado sobre a realização do Carnaval deste ano, o prefeito de Manaus reafirmou o cancelamento da tradicional festa e foi enfático ao anunciar fiscalizações pela capital e que sanções serão aplicadas àqueles que descumprirem a ordem de não promover festas e aglomerações.
“É por conta e risco daqueles que assim fizerem. Nós aplicaremos as sanções necessárias. O mundo todo está passando por esse momento. Teremos duas semanas muito difíceis e a tendência é que depois disso, os casos venham a diminuir”, finalizou.