O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) de Eirunepé acaba de garantir a estruturação de um laboratório de informática da unidade com o recurso de R$ 400 mil destinado pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM). São 50 computadores de mesa e 09 notebooks que já estão disponíveis para uso da comunidade acadêmica, onde são oferecidos os cursos de administração, agropecuária, informática, agroecologia, vendas e florestas. Os equipamentos vão melhorar a qualidade do ensino e garantir o acesso à internet aos alunos que não têm acesso.
Como filho de Eirunepé não poderia deixar de ajudar a educação do município. Investir no IFAM é ter a certeza de que estamos possibilitando um futuro melhor para os nossos jovens, que terão melhores condições de estudo e sairão mais preparados para o mercado de trabalho. Sem dúvidas, é um grande avanço para o aprendizado, o ensino e a formação tecnológica, afirma o parlamentar.
A unidade oferece cursos na modalidade integrada, onde os alunos cursam o ensino médio em conjunto com as disciplinas técnicas e modalidade subsequente, para os estudantes que já concluíram o ensino médio cursam as disciplinas de formação técnica. O Instituto também planeja para o próximo ano a oferta de cursos rápidos de capacitação técnica a moradores da região.
O senador Plínio Valério destaca o papel de contribuição para o desenvolvimento regional desempenhado pelo IFAM, na oferta de cursos tecnológicos, educação profissionalizante e interiorização da educação.
É uma instituição que está mudando a realidade de jovens e adultos de todo o Amazonas, afirma Plínio.
O diretor-geral do IFAM de Eirunepé, Dieceu da Silva Dacio, afirma que os equipamentos vão melhorar a qualidade do ensino frente à precariedade do acesso de internet para os alunos na cidade, sobretudo durante a pandemia, onde a instituição não conseguiu trabalhar de forma remota.
Com a com a aquisição desses equipamentos o campus pôde estruturar esse laboratório de informática e com isso vai auxiliar os professores no processo de ensino e aprendizagem, na construção do conhecimento significativo, uma vez que essas tecnologias estão cada vez mais no dia a dia do aluno […] para que ele possa ter a sua formação técnica e contribuir com a sociedade, aqui no município, na região, afirma Dirceu.
Com os recursos orçamentários para educação cada vez mais escassos, Dirceu agradeceu a destinação da emenda, já que os recursos chegam contados apenas para a manutenção do campus, sem a possibilidade de novos avanços.
Com o orçamento que a gente recebe anualmente não conseguimos adquirir equipamentos e fazer algo diferenciado. O recurso vem apenas para manutenção da do campus. Com essa iniciativa do senador de destinar emenda para o campus, a gente conseguiu fazer essa aquisição dessas máquinas, foi muito importante, diz Dirceu.
*Com informações da assessoria