Repensar as estruturas institucionais a partir da reorientação estratégica feminista pluralizada é uma necessidade urgente do nosso tempo. Com base nessa filosofia que a Escola As Pensadoras promove, entre os dias 3 e 31 de agosto, a 2ª edição do curso ‘As Pensadoras e o Direito’. Em continuidade ao que foi abordado na primeira oportunidade, essa edição do curso traz debates que abrangem as interlocuções de gênero e o campo jurídico, proporcionando a ampliação das ferramentas oferecidas para reconstruir o pensamento jurídico. As inscrições podem ser realizadas pelo link anexo.
Composto por seis encontros virtuais ao longo do mês de julho, sempre das 18h30 às 20h30, o curso conta com a participação de professoras e pesquisadoras das mais variadas áreas do saber jurídico, filosófico e sociológico, de distintas instituições do País, que conduzirão as discussões e aprofundamento crítico das autoras selecionadas.
Entre os temas a serem discutidos estão ‘A construção familiar patriarcal a partir do pensamento de Silvia Federici: implicações no direito de família’; ‘Reconhecimento, redistribuição e políticas públicas para grupos vulneráveis: como combater injustiças sociais a partir do pensamento de Nancy Fraser’ e ‘A mulher no discurso jurídico na perspectiva de Alda Facio’.
A programação inclui ainda outras análises e aprofundamentos de autoras sobre a temática como ‘O pensamento de Vânia Bambirra em sua apreensão acerca das especificidades das formações socioeconômicas latino-americanas’; ‘Ficar com o problema: parentescos entre cuidado e justiça a partir do pensamento de Donna Haraway’ e ‘O Contrato Sexual e a dimensão pública do direito patriarcal em Carole Pateman’.
“Pensar criticamente as instituições, os parâmetros da formação social e as consequências teóricas e práticas de uma sociedade excludente e desigual para as mulheres é uma necessidade. Para tanto, é importante que saibamos como reformular o direito nos mais diferentes aspectos. Assim, esperamos vocês nesse espaço de aprendizagem, construção e diálogo, para que juntas, possamos continuar promovendo a reformulação do campo jurídico”, afirma a coordenadora e professora do curso, Juliana Machado.
http://www.aspensadoras.com.br/cursos/as-pensadoras-e-o-direito–2-edicao