25.3 C
Manaus
segunda-feira, janeiro 6, 2025

Novos espaços públicos e desburocratização de serviços marcam o ano de 2024 para o Implurb

CMMspot_imgspot_img

MANAUS –

Novos espaços públicos, ativados, inaugurados e entregues para reunir a população de Manaus, em locais muito democráticos, foram a marca registrada da Prefeitura de Manaus neste ano. Ao fazer uma retrospectiva de 2024, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) foi responsável por entregar oito grandes áreas públicas, totalmente criadas, regenerando e ampliando o tecido urbanístico da capital.

As inaugurações iniciaram no primeiro trimestre do ano, com a entrega das primeiras obras do programa “Nosso Centro”, como o mirante Lúcia Almeida, o largo de São Vicente e o casarão Thiago de Mello, localizados no início da avenida 7 de Setembro, no centro histórico, na zona Sul, no dia 4/3. O píer turístico Manaus 355 foi inaugurado posteriormente, em razão da subida do rio Negro, no dia 9/6, e a varanda do mirante ganhou o primeiro piso de skyglass público, no dia 23/10.

Onde antes havia abandono, degradação e esquecimento, a Prefeitura de Manaus transformou numa área visitada, com agitação durante o dia e à noite, tendo impacto direto na melhoria da qualidade de vida das pessoas e em novos negócios a partir de projetos de arquitetura urbana e social.

As construções proporcionam, em comum, inspiração e democracia no uso dos espaços. Neste ano, o Implurb alcançou ainda mais no sistema de licenciamento urbano de Manaus, com números marcantes acumulados de janeiro a dezembro. O instituto fecha o ano com mais de 1 milhão de metros quadrados com novos alvarás de construção, diante de um mercado imobiliário que cresceu cerca de 30%, entre dezenas de lançamentos.

“Ao longo dos quatro anos de administração do prefeito David Almeida, o Implurb licenciou mais de 4,7 milhões de metros quadrados em área com alvarás de construção. Isso tem impacto direto na economia, gerando emprego e renda, aquecendo o setor de construbusiness, que envolve desde a venda de um imóvel até alimentação, material, equipamentos de proteção, enfim, toda uma cadeia. E a própria prefeitura tem suas obras que impactam no setor, como a do parque Encontro das Águas – Rosa Almeida, que consome, por dia, cerca de 2 mil sacos de cimento”, explicou o diretor-presidente da autarquia, Carlos Valente.

Licenciamento

O Implurb reduziu, neste ano, o tempo médio para licenciamento de construções para cerca de 22 dias e meio. Com o lançamento do novo Alvará de Construção Mais Fácil (ACMF), previsto para o primeiro semestre de 2025, a expectativa é de reduzir ainda mais essa média.

Após o lançamento do ACMF, haverá treinamento e início do novo sistema, que vai automatizar o licenciamento para obras de até 750 metros quadrados, conforme prevê a legislação.

“Vamos atuar intensamente para aumentar a agilidade e celeridade, desburocratizando serviços, criando rotinas de tecnologia da informática e usando a Inteligência Artificial para termos cada vez mais uma capital atrativa para geração de negócios”, comentou Valente.

Habite-se

Outro dado que chama atenção neste ano é o das certidões de Habite-se e Regularização. Nos 11 primeiros meses do ano, o Implurb fez a regularização de mais de 680 mil metros quadrados de área.

“Muitas pessoas acham que é uma coisa muito difícil se tirar o Habite-se, mas os números mostram o contrário. Hoje temos um procedimento e atendimento que permite agilidade e, se não houver pendências, o proprietário tem seu Habite-se entre 20 dias a 25 dias. Isso mostra a preocupação da gestão em desburocratizar e agilizar processos. E a tendência é de reduzir ainda mais esses prazos”, disse o diretor-presidente, lembrando que nos últimos quatro anos se avançou muito e que 2025 será um ano de transformações.

Habite-se

Outro dado que chama atenção neste ano é o das certidões de Habite-se e Regularização. Nos 11 primeiros meses do ano, o Implurb fez a regularização de mais de 680 mil metros quadrados de área.

“Muitas pessoas acham que é uma coisa muito difícil se tirar o Habite-se, mas os números mostram o contrário. Hoje temos um procedimento e atendimento que permite agilidade e, se não houver pendências, o proprietário tem seu Habite-se entre 20 dias a 25 dias. Isso mostra a preocupação da gestão em desburocratizar e agilizar processos. E a tendência é de reduzir ainda mais esses prazos”, disse o diretor-presidente, lembrando que nos últimos quatro anos se avançou muito e que 2025 será um ano de transformações.

Outras entregas

Ao longo deste ano, Manaus e a população ganharam preciosos espaços com paisagens naturais e de pertencimento à população, desde parques, mirantes e praças. Na gestão do prefeito David Almeida, o investimento resultou na criação de mais de 181 mil metros quadrados de área acessíveis a todos.

A capital amazonense está mais do que dobrando o número de grandes espaços públicos de referência na capital, passando a contar ainda com as duas etapas do parque Amazonino Mendes, localizado entre as zonas Norte e Leste; as duas fases do parque Gigantes da Floresta, e o parque Encontro das Águas – Rosa Almeida, na zona Leste, que está com obras em andamento.

Parque Amazonino Mendes

Um exemplo é o parque linear Amazonino Mendes, conectado à água, estando no entorno da área do Programa de Recuperação Ambiental e Requalificação Social e Urbanística do Igarapé do Mindu (Promindu), que hoje oferece diversas funções além do lazer, contando com um habitacional para 180 unidades (ainda em construção) e um Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs). A segunda etapa foi inaugurada no dia 25/6.

PAC Seleções

Ainda neste ano, Manaus apresentou uma seleção de projetos urbanísticos e arquitetônicos para concorrer a investimentos do governo federal no Novo PAC Seleções, com um investimento global para o Brasil de R$ 23 bilhões.

Manaus teve dois projetos inscritos selecionados, o da reforma do museu do Porto e da Casa Vermelha, no centro histórico. As duas intervenções fazem parte da segunda etapa do programa “Nosso Centro” e já estão com estudos em execução.

A grande missão nesta intervenção urbanística e patrimonial será de resgatar a memória para contá-la ao público, mostrando a importância das águas, do local de embarque e desembarque em uma imensa viagem no tempo juntando passado, presente e futuro.

Parque Gigantes da Floresta

Mais de 2,3 milhões de visitantes passaram pelo parque Gigantes da Floresta, construído entre as zonas Norte e Leste, desde a inauguração das duas etapas do projeto da prefeitura. Lúdico, mágico, encantador e cenário de brincadeiras, além de acessível a todos os públicos e faixas etárias, o gigantes soma mais de 1.290 esculturas e elementos cênicos. A primeira etapa foi entregue em julho e a segunda em outubro, completando a estrutura com sete cenários e um portal de entrada.

Apelidado pelas crianças e adultos de “Disney Manauara”, o parque ganhou este ano um portal de entrada, praticamente um cenário a mais, em formato de letra “M”, simbolizando Manaós, e com grandiosos 22 metros de comprimento e 14,5 metros de altura, além de 6 metros de altura na passagem. O público recebe as boas-vindas com arara, macaco, jacaré, iguana, capivara, onça, cobra e bicho-preguiça.

O parque tem acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcDs) e/ou com mobilidade reduzida, mantendo o padrão educativo, interativo e contemplativo representados pela fauna e flora amazônicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Grupos de reisado buscam inspirar jovens a manter tradições

CULTURA - O toque da zabumba, os versos, as cantorias, as cores das roupas, a dança e o legado dos mais velhos… Tudo encantou...

Pesquisador investiga cartas escritas por indígenas em 50 anos

CULTURA - “Acho que o problema do índio não é só da Funai e não é só do governo. O problema do índio é de...

Caminhos da Reportagem celebra 112 anos de nascimento de Luiz Gonzaga

CULTURA - O Caminhos da Reportagem desta semana celebra os 112 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, o eterno Rei do Baião, com uma edição especial...

Petrobras Sinfônica celebra 90 anos do maestro Isaac Karabtchevsky

CULTURA - A Orquestra Petrobras Sinfônica tem, nesta sexta-feira (27), às 19h, uma apresentação especial. Vai celebrar na Cinelândia, em frente ao Theatro Municipal do...

Partituras de sufragista são descobertas e ganham vida no piano

CULTURA -  Os olhos da aluna sorriem enquanto o som do piano domina a sala e os seus sentidos. A professora toca, ensina, mas, neste...

Museu do Amanhã abre exposição e inicia a celebração dos seus 10 anos

CULTURA - O misterioso universo dos sonhos sob diferentes perspectivas é o tema da mais nova exposição do Museu do Amanhã, na Praça Mauá,...

Clubes de livros estimulam leitura, vínculos e pensamento crítico

CULTURA - Leitora insaciável desde a adolescência, a escritora, cordelista e poeta Jarid Arraes quis ir além da leitura e da escrita em sua relação...

Comunicadores indígenas expõem no Museu Nacional da República

CULTURA - “Muitas vezes a gente está sendo retratado por não indígenas. A nossa história está sendo contada de outra forma. Hoje, a gente mostra...

Exposição em Porto Alegre rememora imprensa negra na ditadura

CULTURA- Termina na próxima quarta-feira (18) a exposição Grupo Tição e a Imprensa Negra no RS – 132 Anos de História, no saguão da Escola...

Fundação Casa de Jorge Amado é reaberta com festival no Pelourinho

CULTURA - É no coração do Pelourinho que se encontra um imponente casarão colonial azulado que há 37 anos guarda um grande tesouro da...

Programa educacional de Alagoas aumenta matrículas e taxa de aprovação

EDUCAÇÃO - Com o abrandamento gradual da pandemia da covid-19 e o receio de a evasão escolar bater na casa dos 40% ou mesmo superar...

Circo Voador torna-se Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio

CULTURA - Palco de apresentações icônicas e símbolo da cena musical do Rio de Janeiro, o Circo Voador, na Lapa, no centro da capital, agora...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
Últimas do Esporte
CMMspot_imgspot_img
LALTEC - SOLUÇÕES DIGITAIS 92 99199-5270spot_imgspot_img

É do senador Plínio Valério (PSDB-AM) a lei que impediu um desastre ainda maior na Economia brasileira na gestão do presidente Luis Inácio Lula...

POLÍTICA - A constatação é do ex-presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI) , ex-professor de economia da Universidade de Princeton e atual professor em...

Morre em Manaus, aos 86 anos, o radialista Arnaldo Santos

ESPORTE- Arnaldo Santos começou a carreira nos anos 50, passou por rádios, TV e foi responsável por projetos como o Centro de Alto Rendimento...

Renato Junior assume interinamente a Prefeitura de Manaus e visita a Feira da Manaus Moderna

MANAUS- Durante a visita, Renato Junior concedeu entrevista coletiva. Ele enfatizou a importância desses espaços para a economia local e se comprometeu a melhorar...
PRADOSOMspot_imgspot_img
Notícias Relacionadas
Programa Caiu Na Rede Manospot_imgspot_img
CMMspot_imgspot_img