AMAZONAS- Durante a Black Friday, muitos consumidores aproveitam as promoções, mas também é um período que exige atenção redobrada para evitar fraudes e práticas comerciais abusivas. Caso você se depare com irregularidades, existem canais específicos para denunciar.
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) lançou nesta segunda-feira (18) um canal de denúncias com objetivo de assegurar que os consumidores possam aproveitar as promoções de forma segura, sem serem prejudicados por cobranças indevidas, publicidade enganosa ou outras irregularidades.
O órgão reitera que a colaboração dos consumidores é fundamental para a criação de um ambiente de compras mais transparente e justo durante a Black Friday.
Entenda sobre o formulário
Através deste novo formulário, os consumidores poderão relatar situações como taxas ocultas, anúncios falsos, preços inflacionados e outras práticas ilegais que possam prejudicar as compras.
“O Procon-AM já iniciou ações de fiscalização no Centro de Manaus, e em breve iremos em alguns shoppings da cidade visando garantir que as promoções sejam seguras e que os direitos dos consumidores sejam respeitados”, frisa o diretor-presidente do Procon-AM.
O link para enviar denúncias já está disponível no site oficial do órgão e pode ser acessado por consumidores de todo o estado do Amazonas.
Outros canais para denúncias
Além deste novo canal, o Procon-AM também mantém seus tradicionais canais de atendimento ao consumidor. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (92) 3321-4009, pelo número 0800 092 1512, ou ainda pelo e-mail fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br.
O órgão orienta que as denúncias sejam feitas com o máximo de detalhes possível, incluindo imagens dos produtos, comprovantes de pagamento e informações claras sobre a situação.
A precisão e veracidade das informações são essenciais para que as devidas ações sejam tomadas.
Black Friday 2024: veja quais são os principais golpes e como se proteger
A Black Friday 2024, que ocorre em 29 de novembro, promete ser um marco tanto para consumidores quanto para varejistas.
Conhecida pelos descontos agressivos, os dados se consolidam como uma oportunidade de ouro para adquirir produtos com preços reduzidos, além de movimentar bilhões de dólares no comércio global.
A cada ano, cresce o número de golpes, e com eles, os prejuízos para os consumidores desatentos. Segundo a empresa de segurança RedBelt Security, só em outubro foram detectados 107 novos sites falsos diariamente.