MANAUS-Nesta quinta-feira (15), começam as obras para a construção de uma nova ponte sobre o Igarapé do Quarenta, localizada na avenida Autaz Mirim, na zona Leste de Manaus. A iniciativa faz parte do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin)+.
A nova ponte substituirá uma galeria antiga no local e ajudará a minimizar o risco de alagamentos para os residentes da Comunidade da Sharp. Durante a execução da obra, o tráfego na avenida Autaz Mirim será desviado temporariamente.
O desvio no sentido da rotatória do Armando Mendes para a Bola do São José contará com três faixas de rolamento, mantendo a capacidade atual da via. No sentido oposto, da Bola do São José para a rotatória do Armando Mendes, a pista não sofrerá alterações.
Conforme o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, a construção da ponte incluirá a criação de um canal de macrodrenagem abaixo dela, ampliando a capacidade de escoamento do igarapé de 5 para 14 metros e eliminando um dos pontos críticos de alagamento que afetam a Comunidade da Sharp. As obras começaram com a perfuração e concretagem das estacas de fundação.
Marcellus Campêlo informou que o desvio de tráfego foi planejado para garantir a fluidez do trânsito durante as obras, e acredita que a intervenção trará benefícios para a comunidade.“Colocamos sinalização no local, para dar ainda mais segurança aos veículos. A previsão é que, na quinta-feira (15), comecem a ser cravadas as estacas para a ponte de concreto.
Essa obra beneficiará os moradores da área, principalmente no período de fortes chuvas, diminuindo os riscos de alagação”, afirmou.
A obra do Prosamin+, localizada no trecho conhecido como platô da Sharp, também engloba a construção recente de um conjunto habitacional com 176 apartamentos. No total, a Comunidade da Sharp contará com 616 novos apartamentos, distribuídos em 77 blocos.
O subcoordenador de Engenharia da UGPE, João Benaion, destacou que foram instalados 4.022 metros de rede coletora de esgoto e cerca de 556 ligações domiciliares. Também foi criado um viveiro para produzir mais de 10 mil mudas de árvores para reflorestamento nas áreas de intervenção. Além disso, está prevista a construção de um Centro de Reservação e Distribuição de Água (CRD-01) e uma Estação Elevatória de Esgoto.