MANAUS- A Unidade de Saúde da Família (USF) Balbina Mestrinho e o Laboratório Distrital Norte Professor Manoel Bastos Lira, localizados na rua Major Silvério J. Nery, no 170, núcleo 3, no bairro Cidade Nova, zona Norte, foram entregues pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta quarta-feira, 14/8, após passarem por extensos trabalhos de reforma e revitalização. A iniciativa reafirma o compromisso da prefeitura de ampliar o acesso da população aos serviços da rede de atenção primária à saúde. Durante a inauguração, o vice-prefeito e secretário chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, informou que a USF, a partir do seu funcionamento, aumenta o quantitativo de unidades entregues na capital.
“Chegamos ao número de 80 unidades básicas de saúde revitalizadas, reformadas ou construídas em Manaus. Isso faz com que o próprio Ministério da Saúde reconheça a atenção básica da nossa cidade como a melhor do Brasil por várias vezes consecutivas.
Nós vamos atender nesta área da cidade, em média, 650 mil pessoas, que fazem parte do distrito norte, e por intermédio do laboratório podemos chegar a quase dois milhões de exames por ano, isso mostra e ratifica o compromisso da gestão com a área da saúde, que até o fim do ano realizará mais 29 entregas”, pontuou Rotta. A nova USF, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h, é referência para 30 mil usuários daquela região, e tem capacidade para realizar 35.640 procedimentos por mês.
A carteira serviços da unidade engloba consulta médica em clínica geral, consulta de enfermagem, consulta de odontologia, planejamento reprodutivo, pré-natal da gestante e do parceiro, atenção à saúde da criança, adolescente, adulto e idoso, imunização, controle e acompanhamento da hipertensão e diabetes, dispensação de medicamentos, ambulatório de seguimento do bebê de risco, programa da tuberculose, programa da hanseníase e acompanhamento das condicionalidades de saúde dos programas sociais. Para a servidora Maria Alice, de 56 anos, que já atua há 12 anos na USF Balbina, a reforma contribui para os serviços que são oferecidos na unidade de saúde. “Assim, a gente melhora o suporte médico à comunidade, disponibilizando atendimento médico, odontológico, serviço de enfermagem, qualificado, e nós temos também um laboratório que é anexo do Balbina.
Tudo isso potencializa a nossa assistência, tendo em vista que a reforma melhorou as salas de atendimento, equipamentos e toda a estrutura”, disse a técnica. O estabelecimento de saúde também oferta exame preventivo do câncer do colo do útero, teste do pezinho, testes rápidos para diagnóstico de sífilis, HIV e hepatites, teste de gravidez e exames de imagem (ultrassonografia, raio X e eletrocardiograma). Além das seis equipes de Saúde da Família, a unidade conta com o apoio de seis equipes de Saúde Bucal e duas equipes de Atenção Primária. São médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas, técnicos de enfermagem, técnicos em saúde bucal, agentes comunitários e servidores das áreas técnicas e administrativas, que atuarão para ofertar serviços qualificados para a prevenção e promoção da saúde. “Está maravilhoso, modificaram muita coisa, agora sim está notável.
A farmácia está modificada, o atendimento, tudo está muito bonito. Eu estava muito triste, porque onde não há um posto de saúde de qualidade perto de casa, é difícil. Mas, graças a Deus, a prefeitura fez a reforma para nós”, relatou a moradora do bairro Cidade Nova, Nazaré Otsuka, de 74 anos. Laboratório O processo de reforma e reestruturação do Laboratório Distrital Norte Professor Manoel Bastos Lira contemplou a ampliação de sua área construída, que passou de 200 metros quadrados para aproximadamente 350 metros quadrados de área, assegurando mais conforto, satisfação e condição para os servidores e a população.
A unidade atenderá preferencialmente, dez bairros do Distrito de Saúde Norte de Manaus, cuja população se aproxima dos 650 mil habitantes. Contando com 14 postos de coleta fixos, 18 postos de coleta itinerantes da área urbana e oito em unidades rurais, incluindo fixos e itinerantes, a unidade compreende o total de 40 postos de coleta. Com essa estrutura, o LDN, que também realiza coleta domiciliar, tem capacidade para realizar em média 1,8 milhão de exames por ano. O laboratório oferta 94 tipos de exames, dentre os quais análises bioquímicas, hematológicas, imunológicas, sorológicas, parasitológicas, bacteriológicas, e sumária de urina.
O processamento dos exames é totalmente automatizado, executado em equipamentos de última geração e alta resolutividade. Um sistema moderno de software permite que as informações entre o laboratório e seus postos de coleta, ocorra com maior agilidade, confiabilidade e rastreabilidade no recebimento e processamento de amostras, bem como na liberação de resultados pelo próprio sistema nos postos de coleta e pelo serviço do Labonline (https://labonline.manaus.am.gov.br/), que podem ser acessados diretamente pelos usuários. O Laboratório Distrital Norte atualmente participa do Programa Nacional de Controle de Qualidade, gerenciado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica.
*Com informações da assessoria