POLÍTICA- Com dados alarmantes sobre a vazão do Rio Madeira e de outros rios da bacia do Rio Amazonas, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) alerta que a seca histórica do final do ano passado pode acontecer mais cedo esse ano, demandando ações permanentes e de longo prazo para amenizar o impacto para as populações dos estados atingidos, como Rondônia e Amazonas. Segundo noticiado hoje pelo Portal do Holanda, já se registram mínimas históricas no Rio Madeira, com 2.07 nesta terça-feira, nível mais baixo registrado desde 1967 e mais de três metros abaixo do nível considerado normal , de cerca de 5 metros.
Segundo o portal, a situação é tão preocupante que a prefeitura de Porto Velho já emitiu comunicado para que a população faça uso essencial de água nesses meses que antecedem o período crítico de estiagem.
_ Medidas paliativas não resolvem quando os rios já estiverem secos, com grande prejuízo para a navegação, flora e mortandade de animais. Não há como evitar uma nova tragédia de desabastecimento no Amazonas com a grande seca que se avizinha sem iniciar imediatamente a dragagem dos rios que estão secando e a recuperação da BR-319 para substituir o transporte por hidrovias . Se tivesse a BR-319 asfaltada, o combustível , remédio e outros itens básicos de abastecimento que demoram 13 dias para chegar a Manaus, chegariam em três dias com a pavimentação da BR _ cobrou Plínio.
*Com informações da assessoria