MANAUS-O prefeito e pré-candidato à reeleição David Almeida (Avante), deve anunciar na quinta-feira (01) o nome do seu candidato a vice-prefeito. Inicialmente, Almeida planejava fazer o anúncio até 31 de julho, mas o prazo foi adiado devido à necessidade de concluir negociações políticas com o PSD e o MDB.
Atualmente, dois nomes se destacam nos bastidores: Renato Júnior e Shádia Fraxe, ambos do Avante. Eles renunciaram a seus cargos em abril para se tornarem elegíveis. Se um deles for escolhido, a chapa de Almeida será composta exclusivamente por membros do Avante, com Renato Júnior, ex-secretário de Infraestrutura, e Shádia Fraxe, ex-secretária de Saúde, mantendo uma forte ligação com o prefeito. No entanto, essa escolha pode afetar as alianças políticas, uma vez que uma chapa de partido único desagrada tanto Omar Aziz (PSD) quanto Eduardo Braga (MDB).
A relação de Almeida com o PSD e o MDB tem se tornado complexa. Recentemente, uma entrevista de Almeida ao jornalista Ronaldo Tiradentes evidenciou a incerteza sobre a aliança entre Avante, PSD e MDB. Omar Aziz, que busca retornar ao governo do Estado, mesmo sem ter feito um anúncio público, pode inviabilizar o apoio ao projeto de reeleição de Almeida, que pode se tornar um rival direto nas eleições de 2026, quando o governador Wilson Lima (União Brasil) concluir seu mandato.
Diante desse cenário, o PSD pode optar por apoiar Marcelo Ramos (PT/PCdoB/PV), enquanto Braga pode lançar uma chapa puro-sangue com Carol Braz. No entanto, as conversas estão em andamento, e até o final das convenções, Almeida pode perder o apoio das duas siglas partidárias até então aliadas, que contam com dois senadores do Amazonas em suas campanhas, caso decida por uma chapa exclusivamente do Avante.