CULTURA-O Boi Caprichoso conquistou o título de Campeão Sustentável do Festival Folclórico de Parintins 2024, pela terceira vez consecutiva. A agremiação reciclou 1,370 toneladas de resíduos, superando sua média anterior e garantindo um prêmio de R$ 20 mil para ações de sustentabilidade. O Boi Garantido reciclou 879,9 kg.
A competição de reciclagem faz parte do projeto “Recicla, Galera”, realizado pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Sistema Coca-Cola Brasil. Neste ano, a disputa ocorreu durante toda a semana do festival, com o uso de máquinas coletoras de resíduos recicláveis.
“O uso das máquinas coletoras aumentou a interatividade com o público e incentivou a sustentabilidade. Expandimos a competição para além do Bumbódromo, gerando mais renda para os catadores”, afirmou Eduardo Taveira, secretário de Estado do Meio Ambiente.
Os torcedores dos bois reciclaram um total de 2,250 toneladas de materiais, com 1,659 toneladas recolhidas durante as três noites do festival no Bumbódromo e 590,2 kg levados diretamente às máquinas coletoras.
“Apoiamos o Festival de Parintins há 28 anos e contribuímos para o desenvolvimento sustentável da região. O ‘Recicla, Galera’ vai além da gestão de resíduos, gerando emprego e renda e beneficiando o festival e o estado”, disse Victor Bicca, diretor sênior de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil.
A competição “Recicla, Galera” ocorreu em duas frentes. De 24 a 30 de junho, torcedores destinaram resíduos às máquinas coletoras espalhadas por Parintins, pontuando para seus bois. Durante as três noites de festa, a tradicional disputa no Bumbódromo mobilizou os torcedores.
Participaram 2.470 pessoas: 1.317 pontuaram para o Caprichoso e 1.153 para o Garantido. O Caprichoso obteve 323,7 kg de materiais nas máquinas, enquanto o Garantido recolheu 266,5 kg.
No Bumbódromo, o Garantido liderou nas duas primeiras noites. Na sexta-feira (28/06), reciclou 236 kg contra 180 kg do Caprichoso. No sábado (29/06), a vantagem continuou com 206,4 kg reciclados pelo Garantido e 137 kg pelo Caprichoso. A virada ocorreu na terceira noite, domingo (30/06), com o Caprichoso reciclando 729,4 kg contra 171 kg do Garantido.
O Caprichoso reciclou um total de 1,046 toneladas no Bumbódromo, enquanto o Garantido somou 613,4 kg. Combinado ao resultado das máquinas, o Caprichoso garantiu o tricampeonato sustentável.
“A competição de reciclagem beneficia o meio ambiente. Ambas as galeras estão de parabéns pelo comprometimento com a sustentabilidade”, declarou Eduardo Taveira.
Sobre o “Recicla, Galera”
O “Recicla, Galera” é a maior iniciativa ambiental do Festival de Parintins, promovendo a destinação correta dos resíduos recicláveis e gerando renda para os catadores. Realizado pelo Governo do Amazonas e o Sistema Coca-Cola Brasil, conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural, Sebrae, Solar Coca-Cola e Associação dos Catadores de Parintins.