MANAUS-Antes esquecida pelas gestões anteriores, a Guarda Municipal recebeu uma atenção especial da Prefeitura de Manaus nos últimos quatro anos. A instituição ganhou lugar de destaque nas ações realizadas pela capital visando levar segurança à população que frequenta logradouros públicos, como parques e terminais de integração.
O prefeito David Almeida destacou, durante entrevista concedida ao programa Valdir Correia, na rádio Difusora, nesta segunda-feira, 27/5, que, de acordo com dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), Manaus registrou uma queda de mais de 60% na quantidade de assaltos em ônibus registrados em janeiro deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, saindo de 78 para 35.
“A responsabilidade da segurança é da Polícia Militar, nós somos apenas um braço auxiliar. Estamos entrando nos ônibus, nos terminais. No ano passado, neste mesmo período, tínhamos a média de 78 assaltos por mês nos ônibus. Esse número caiu para 35. Já temos quase 80% dos ônibus com câmeras de segurança. Com todas essas ações, mais os equipamentos que estão chegando, nós vamos diminuir ainda mais. A Guarda Municipal de Manaus é uma das mais preparadas do Brasil”, destacou Almeida.
O prefeito de Manaus aproveitou para explicar que esse processo de reformulação da Guarda Municipal iniciou após a série de ataques realizados por meliantes em espaços públicos, como na bola das Letras, em junho de 2021.
“Nós tivemos aquele problema durante a pandemia de ataques de marginais a órgãos públicos. Eu lembro que saí e fui encontrar os guardas municipais na bola das Letras. Eles me falaram que viram os bandidos ateando fogo, mas não puderam fazer nada, porque não eram armados. A partir daquele dia, iniciamos um processo. Fizemos um concurso público, mudamos a lei na CMM (Câmara Municipal de Manaus), equipamos a Guarda Municipal, treinamos, compramos armamentos. Tínhamos apenas duas viaturas com mais de 15 anos. Nos próximos dias, vão chegar novas viaturas e ficaremos com 34”, afirmou o prefeito.
Centro
Outro tema abordado na entrevista foi o processo de modernização que vem acontecendo no centro de Manaus. O chefe do Executivo municipal salientou que as ações fazem parte do programa “Nosso Centro”, que busca resgatar os tempos áureos vividos pelo espaço histórico de Manaus.
“Temos investido muito no Centro. Prova disso é que inauguramos o mirante Lúcia Almeida, que tem uma concepção turística totalmente diferente de tudo que temos na nossa cidade. Ele é voltado para o rio Negro, para a nossa beleza natural. Além disso, no próximo dia 9, vamos entregar o píer turístico Manaus 355, que irá receber toda a operação turística da cidade. Essa obra é tão impactante que o último porto inaugurado na cidade foi entregue pelos ingleses há mais de 120 anos”, citou David.
Em dezembro de 2023, foi lançado um amplo plano de ação para o centro histórico da capital, com matriz de responsabilidades para dez secretarias e institutos municipais. Com o plano e a matriz, a prefeitura vai promover soluções urbanísticas, operações para fomento a negócios e melhorias de infraestrutura, com mais de 20 ações coordenadas e integradas em uma grande força-tarefa municipal dentro do “Nosso Centro”.
Entre elas, está previsto a construção de 250 moradias, próximas à ilha de São Vicente, e a instalação de três secretarias municipais no Centro.
*Com informações da acessoria