MANAUS-Este ano, em Manaus, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) registrou mais de 5.290 trotes. A Central de Regulação do SAMU relatou uma média diária de mais de 44 chamadas falsas.
Segundo a Central de Regulação do serviço, em 2023, foram registrados 28.217 trotes, totalizando uma média de quase 78 ligações falsas por dia. Isso sobrecarrega e ocupa as linhas de atendimento. A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destaca os sérios prejuízos que as ligações falsas para o SAMU 192 podem causar à população que realmente necessita do serviço.
“Enquanto isso, pessoas que realmente necessitam do Samu 192 têm de esperar mais, correndo risco de morte. Não são apenas brincadeiras de mau gosto, são crimes que prejudicam o atendimento a usuários que de fato podem estar precisando de socorro”, reprova a secretária.
No ano passado, a Central de Regulação do Samu Manaus recebeu um total de 28.217 trotes, numa média de quase 78 ligações falsas a cada dia, sobrecarregando e ocupando as linhas de atendimento.
Passar trotes para os serviços de emergência é um crime previsto no artigo 266 do Código Penal Brasileiro, com penas que vão de um a três anos de detenção, e multa. Em situações de calamidade pública, as penas são dobradas. “Todas as chamadas para o Samu são gravadas e os números de origem registrados, portanto essas pessoas podem até vir a ser responsabilizadas”, explicou Fraxe.