POLÍTICA- A comunidade indígena da etnia Hixkaryana está em festa com a entrega da balsa bem equipada adquirida pela prefeitura de Nhamundá com recursos de emenda do senador Plínio Valério (PSDB-AM) nessa semana. A embarcação de grande porte equipada com ar condicionado, cama, televisão, fogão e geladeira, será utilizada não só para escoamento da produção para Nhamundá, Parintins e até para o Pará, como também para o transporte de passageiros das comunidades para as cidades próximas.
Na festa de entrega da balsa a prefeita de Nhamundá Marina e caciques hixkaryanos comemoraram a realização de um sonho antigo e agradeceram os recursos destinados por Plínio Valério.
_ Hoje é um dia muito importante e muito feliz para todos nós . É o dia que estamos fazendo a entrega da embarcação que vai servir não só para transporte da população como também para escoamento dos produtos de nossos amigos Hixkaryanos . Além da embarcação nós estamos entregando dois motocar que vai servir para que eles possam escoar seus produtos para as cidades . Quero deixar aqui o meu agradecimento ao senador Plínio Valério . Sem o apoio dele seria impossível a gente estar fazendo hoje essa entrega . Gratidão senador , muito obrigada a todos e viva os povos Hixkaryanos _ agradeceu a prefeita Marina durante a solenidade de entrega.
_ Essa embarcação vai atender a demanda das comunidades para escoamento da produção e transporte de passageiros . Há muitos anos nós sofremos sem as mínimas condições de escoar nossa produção até aqui _ comemorou o quinto cacique Kassawá Leonardo Kmahsakmasa .
O senador Plínio destacou a importância da balsa para a mobilidade para a população indígena e a geração de emprego e renda para os Hixkaryanos.
_ O povo fica feliz e eu também fico muito feliz e faço isso em nome de vocês porque as emendas parlamentares nada mais são que o dinheiro que vocês arrecadam e as taxas que vocês pagam. A gente tem a prerrogativa de mandar para onde precisa . E os Hixkaryanos precisavam muito dessa embarcação para escoar sua produção. Finalmente foi entregue e eles já estão de posse dela. Vão escoar sua produção tanto para Nhamundá, para Parintins , como também para o Pará. Fico feliz que a gente possa lhes dar a mobilidade para gerar renda, e é disso que os indígenas precisam , de condições dignas de trabalho e uma política social e econômica que chegue até eles e não de mais terras _ disse Plínio.
_ Estou muito feliz com esse momento histórico para a gente , para nossas populações indígenas dessa região , principalmente o povo Hixkaryana _ completou cacique Evandro Yeran , da aldeia Jutaí.