SAÚDE – A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acabou com o limite de consultas e de sessões de terapias para quem tem autismo.
A agência tornou também obrigatória a cobertura para qualquer método ou técnica indicada pelo médico para o tratamento do autismo e de outros transtornos globais de desenvolvimento.
Também não cabe mais ao plano de saúde dizer qual vai ser o tipo de terapia a ser adotada, mas sim ao profissional que indica o tratamento ou a terapia.
equipe multidisciplinar, composta por profissionais especializados em saúde mental e desenvolvimento infantil, e alguns desses profissionais não estão inclusos no Rol do plano.
“O que a mãe precisa saber: que ela pode conseguir o reembolso dessas consultas com os especialistas. Muitos contratos de planos de saúde já preveem a possibilidade de um reembolso, e, muitas vezes, não tendo o profissional naquele plano de saúde, a mãe pode conseguir o reembolso parcial ou integral, a depender do plano contratado.”, explica a especialista em Direito da Saúde.
O pedido de reembolso pode ser feito pela própria mãe, junto ao plano de saúde. Em caso de recusa, cabe ação judicial.
O que fazer quando há negativa do plano de saúde
Quando há uma negativa do plano de saúde é preciso primeiramente verificar qual foi o motivo.
Em seguida, deve-se entrar com um requerimento na ANS e fazer uma denúncia contra esse plano. Se não houver resposta, um advogado especialista pode ser consultado para buscar um caminho judicial para a autorização do procedimento ou tratamento.
“É importante sempre verificar o caso de cada paciente, o tipo de plano de saúde, o que foi que aconteceu, e o motivo da justificativa”, ressalta a Dra. Delgado.