POLÍTICA- A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deverá votar na próxima quarta-feira o parecer favorável do senador Plínio Valério (PSDB-AM) , relator do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que prevê a convocação de um plebiscito para a criação do estado de Tapajós, com a divisão da grande extensão territorial estado do Pará. A votação em plebiscito se dará entre os eleitores do Pará, que aprovarão ou não o desmembramento de 23 municípios no sul do estado . Há 10 anos foi rejeitada a divisão do estado em três : Pará, Carajás e Tapajós, em função das grandes reservas minerais de Carajás. A presente proposta trata apenas do desmembramento da região do Tapajós, deixando no Pará a região de Carajás.
Projeto estava na pauta para votar amanhã, mas sessão foi cancelada . Hoje Plínio relatou a um grupo de vereadores de Santarém as dificuldades de votação do projeto, em função da obstrução de parlamentares do Pará contra a divisão. Participaram do encontro os vereadores Elielton Rego, da Frente Parlamentar do Tapajós; Ângelo Campelo e o presidente do Instituto Cidadania Pró-Estado do Tapajós.
_ Não estamos dando parecer favorável á criação do estado de Tapajós, o que estamos autorizando é a realização de um plebiscito, dando o direito da população de todo o estado do Pará decidir o seu destino. Não estamos determinando a divisão. Essa decisão é unicamente dos paraenses _ explica Plínio Valério.
O parecer de Plínio ao PDL de autoria do então senador Siqueira Campos (DEM-TO) determina a realização do novo plebiscito aconteça junto com as próximas eleições após a aprovação do PDL pelo Congresso. Se aprovado, o estado de Tapajós será formado pelos municípios de Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa, Trairão e Uruará.
Se o plebiscito aprovar o desmembramento, o novo Estado de Tapajós terá 43,15% do atual território do Estado do Pará, totalizando 538,049 mil km2 e cerca de 2 milhões de habitantes . O PIB da região é estimado em cerca de R$18 bilhões e teria 8 deputados federais e 24 estaduais.