EDUCAÇÃO- Em Manaus, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) produziram aromatizadores de ambientes, com diferentes essências, e detergentes, durante as aulas práticas de Química.
Com a participação dos estudantes da EJA da Escola Estadual Jairo da Silva Rocha, na Zona Leste da capital, o projeto foi coordenado pelo professor de Química Manoel Jeffreys.
Segundo o pesquisador, a ideia do desenvolvimento do projeto surgiu para aproximar o conteúdo teórico da realidade dos estudantes, tornando os conceitos químicos mais fáceis.
“Todos os estudantes da EJA, inclusive de outras turmas, queriam participar, experimentar, ver como faz. Como resultados, fizemos a produção de aromatizadores de ambiente e detergentes. Fizemos também produtos de limpeza, com o avanço do projeto”, comentou o professor.
Os estudantes produziram aromatizadores com diferentes essências, entre as quais, capim-limão e talco.
Todos os materiais para o preparo dos produtos químicos foram utilizados de forma segura pelos estudantes com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como luvas e máscaras.
Conforme o coordenador, o projeto foi um estímulo para a permanência de estudantes na escola.
“Ajudou aos estudantes que são da EJA, onde a desistência é muito grande. Conseguimos através do projeto incentivar estudantes que queriam desistir dos estudos”, enfatizou o docente.