Manacapuru (AM) – Uma alegoria da Ciranda Flor Matizada despencou de uma altura de 10 metros e deixou 23 brincantes feridos durante a apresentação da agremiação no Festival de Cirandas de Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus, na noite de domingo (28).
Segundo o Governo do Amazonas, as vítimas foram encaminhadas para o Hospital de Manacapuru. Entretanto, algumas, em situação mais grave, foram transferidas para Manaus.
Não há informações de óbitos. A maioria teve fraturas e escoriações.
As vítimas foram levadas para o Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, na Zona Leste da capital amazonense.
Veja o vídeo:
O governador Wilson Lima afirmou que colocou toda a estrutura do Estado à disposição e que está monitorando os trabalhos de atendimento aos feridos.
“Estou acompanhando de perto o acidente ocorrido durante a apresentação da Ciranda Flor Matizada, em Manacapuru. Toda minha solidariedade às vítimas. Coloquei a estrutura do Estado à disposição e estou monitorando os trabalhos de atendimento aos feridos”, escreveu o governador no Twitter.
Apresentação suspensa devido a forte temporal
No sábado (27), a apresentação da Ciranda Tradicional foi interrompida devido ao forte temporal, que atingiu o município.
A medida foi tomada em comum acordo entre os representantes das agremiações, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e demais órgãos envolvidos, com o objetivo de prezar pela segurança dos brincantes e torcedores do Festival.
Atual campeã do Festival, a Ciranda Tradicional estava com cerca de 55 minutos de apresentação quando começou a chover no Parque do Ingá. Para seguir o regulamento do evento e prezar pela segurança de quem estava no local, a apresentação foi paralisada.
“Após a paralisação, foi convocada a Comissão Organizadora do Festival e os representantes das Cirandas em uma conversa para definir o que seria feito. Foi decidido que íamos aguardar por um certo período, cerca de 30 minutos, foi o que aconteceu”, explicou o secretário executivo de Cultura, Cândido Jeremias.
Após a limpeza da arena e a ligação segura dos equipamentos, a chuva retornou. Uma reunião com representantes das forças de Segurança – Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (CBMAM) – a Comissão Organizadora, juntamente com as Cirandas, decidiram cancelar o evento de sábado, em virtude da segurança dos que estavam presentes.
Após nova reunião entre os presidentes das Cirandas e a Comissão Organizadora, foi decidido que a Ciranda Tradicional – que teve sua apresentação interrompida pela chuva – receberá título de honra.
Nota de esclarecimento
O Governo do Amazonas atualiza as informações sobre o atendimento às vítimas do acidente. Foram encaminhadas para atendimento no Hospital de Manacapuru 26 pessoas que sofreram algum tipo de lesão por conta do acidente.
As pessoas feridas têm entre 18 e 42 anos de idade. São 14 homens e 11 mulheres. Até as 9h da manhã desta segunda-feira, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) coordenou a transferência de 17 vítimas para Manaus. Elas deram entrada nos hospitais 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Araújo. Seis pacientes são considerados graves.
*Com informações do ‘Em Tempo’
Leia mais:
Mais de 70 mil pessoas foram ao Festival Folclórico do Amazonas em dez dias
Festival Folclórico do Amazonas entra no oitavo dia de apresentações