Famílias vulneráveis da comunidade Lago Catalão, no Amazonas, são beneficiadas com kits de higiene contra a Covid-19
A comunidade Lago Catalão, na ilha de Xiborena, em Iranduba, contou na última semana com as doações dos kits de higiene do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) contendo sabonete, álcool em gel, sabão líquido, entre outros produtos. Atualmente, moram no local cerca de 110 famílias, constituídas por 396 pessoas, entre idosos, adultos, jovens e crianças.
Localizada na Região Metropolitana de Manaus, a comunidade também foi atingida pela segunda onda da Covid-19. Em contato com o UNICEF, Diego Moraes, professor de Ciências na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, em Catalão, alertou para as dificuldades que a comunidade estava enfrentando. O professor e sua esposa, Claudiane Oliveira, formaram uma rede de voluntários para a distribuição dos kits na comunidade. “Somos gratos ao UNICEF pela oportunidade de nos ajudar. Não existe valor para o sorriso e a lágrima que recebemos durante as entregas. O Lago Catalão será eternamente grato pela oportunidade”.
Essas ações integram a resposta humanitária do UNICEF à pandemia da Covid-19 em centros urbanos do Brasil. “Isso estimula parceiros do setor privado para as doações de produtos de higiene, limpeza e outros itens essenciais de saúde e sobrevivência de crianças, adolescentes e suas famílias que estão em situação de vulnerabilidade”, explica Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.
Os moradores em Catalão vivem da pesca, da extração legal de madeira e dos proventos de programas sociais, entretanto, com a pandemia, todas as atividades extrativistas foram suspensas. Raimunda Ferreira, líder comunitária de Catalão, explica que muitos pais e responsáveis estão sem trabalho. “A pandemia aumentou o número de desempregados em nossa comunidade e as entregas dos kits, neste momento, nos ajudam a enfrentar esse vírus”.
Marina Souza, que cresceu em Catalão, hoje com 36 anos, salienta a importância dos kits do UNICEF na proteção contra o coronavírus.“ É muito importante receber um kit como esse. Ele nos ajudará na prevenção contra a Covid-19. Muitas vezes, não temos condições de comprá-lo e agradecemos às parcerias, ao UNICEF, olhar pela nossa comunidade”.
“Nosso objetivo é beneficiar comunidades, população em situação de rua, abrigos, indígenas, refugiados e migrantes venezuelanos, entre outros. É um trabalho em rede, em que o UNICEF se une a empresas, que doam produtos ou repassam recursos financeiros, e, paralelamente, organizações governamentais ou da sociedade civil, incluindo grupos comunitários e instituições religiosas, que nos apoiam na distribuição desses kits”, explica Thiago Garcia, coordenador do projeto Povos Indígenas da Amazônia contra a Covid-19.
Entregas em parceria com o Governo do Amazonas
Durante este momento de segunda onda, decorrente do novo coronavírus, o UNICEF atendeu no fim de janeiro à solicitação da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) com a doação de 144 mil equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, máscaras, toucas, aventais, etc., que beneficiarão pelos menos 200 profissionais da rede pública de saúde.
O UNICEF, juntamente com apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Aldeias Infantis SOS, também já distribuiu, desde janeiro, 1.100 kits de higiene que beneficiaram idosos, população de rua e a rede de acolhimento de crianças e adolescentes da capital. A entrega de 600 kits de higiene para ribeirinhos das Unidades de Conservação próximas a Manaus contou com a ajuda da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). “Outras doações estão sendo mobilizadas, a partir do diálogo com governos, empresas e sociedade civil”, afirma Thiago.
Fonte: unicef.org