Manaus – A fila de espera por uma cirurgia teve fim para o morador de Beruri, Mazile Castro. No último dia 08, após um longo período de espera por uma vaga, ele foi operado para a retirada de uma hérnia na primeira etapa do mutirão de cirurgias em municípios do interior. A ação é realizada com emendas parlamentares no valor de R$ 750 mil, destinadas pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM).
Além de Mazile, outros 44 moradores de Beruri foram atendidos pelo mutirão no Hospital Antônio Campos nessa primeira etapa. O mutirão também atenderá moradores de Nova Aripuanã e Silves.
“O que queremos, com o nosso mandato, é fazer a diferença na vida das pessoas. Infelizmente, enfrentamos um sério problema de saúde no Amazonas e investiremos sempre na descentralização do atendimento, levando assistência para quem precisa. Os mutirões de cirurgias são boas alternativas para desafogar as filas em Manaus e acabar com a agonia de moradores que esperam há tanto tempo por uma vaga. Fazer a cirurgia no seu município faz toda a diferença”, destacou o senador Plínio Valério.
Balanço
Ao todo, o mutirão irá realizar 120 cirurgias eletivas – que não são urgentes – mas que devem ser feitas para não agravar o estado de saúde do paciente, como retirada de hérnias, miomas, cistos e lipomas. “Quero agradecer ao senhor pela emenda e aos profissionais competentíssimos que vieram para cá [Beruri] para fazer essas cirurgias”, disse.
Além das filas longas, muitos pacientes também não dispõem de recursos para irem até a capital, não podem deixar suas famílias no interior, entre outros fatores que impedem a ida para Manaus e que podem agravar o problema ao longo dos anos. Outro empecilho que atrasa as cirurgias são as filas dos moradores de Manaus. Nesse caso, quando há uma vaga, os pacientes do interior já chegam em um estado avançado da doença, gerando um estado de urgência.
Para o mutirão, a equipe cirúrgica de 10 profissionais saiu de Manaus até Manacapuru e terminaram o caminho até Beruri de barco, onde atravessaram os rios Solimões e Purus com equipamentos de alta precisão e materiais cirúrgicos especializados. “Avistamos várias comunidades e todas satisfeitas em saber que mesmo estando longe da capital, a saúde está chegando. Dessa vez, o barco dividia espaço com o maquinário cirúrgico que estava sendo enviado a Beruri”, relatou o médico Marcelo Cavalcante. “Estamos tendo a honra de trazer a saúde e a dignidade para todas as pessoas que não podem ir até a capital do Amazonas serem operadas. Deslocamos até o interior do estado para fazer as cirurgias de toda a demanda das cidades”, completou o profissional.
Veja vídeo;
*Com informações da assessoria
Leia mais: